Porto Seguro e Cabrália recebem Projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia

 

Visitas de campo foram realizadas na última semana de fevereiro

Nos dias 24 e 25/02/21, as visitas de campo do projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia para construção do Portal da Capoeira da Bahia foram realizadas nos distritos de Arraial D’ajuda e Trancoso, em Porto Seguro, e em Santa Cruz Cabrália. O portal terá como uma de suas principais funções estimular a visitação turística aos centros culturais e de treinamento da capoeira, que oferecem atividades diversificadas em todo território baiano. O endereço eletrônico que será criado pelo projeto tem como principal finalidade dar visibilidade e acesso a mestres, grupos de capoeira, seus produtos e centros de treinamento em todo estado.

Em Santa Cruz de Cabrália, o alvo foram dois grandes grupos: Aldeia de João Pequeno de Pastinha, do mestre Pé de Chumbo; e Cordão de Ouro, do mestre Barriga. Ambos realizam eventos internacionais de grande porte, que fortalecem o fluxo turístico regional. Já na localidade de Santo André, o destaque é o Professor Pinguim, que ministra suas aulas e oficinas no Centro de Convivência e Cultura.

Em Arraial D´Ajuda e Trancoso, o Grupo Capoeira Sul da Bahia, do mestre Railson, tem destaque absoluto com espaços inusitados, como o do professor Benedito. Pataxó de nascimento, o indígena capoeirista mantém uma área de treinamento dentro da Aldeia Velha Pataxó, a cerca de 10 minutos da sede do grupo, que fica na região central de Arraial D´ajuda. Em Trancoso, outros dois núcleos se destacam com áreas de treinamento totalmente rústicas, garantindo a prática e o repasse de conhecimentos do professor Tizil e o do contramestre Dinei.

As visitas de campo a esses municípios foram coordenadas pela diretora de Articulação da Salvaguarda da Capoeira da Bahia, Tâmara Azevedo, e acompanhadas pelo contramestre Wilson do Grupo Raça, representando a Seplan como agente de Desenvolvimento da Costa do Descobrimento; pelo superintendente de Cultura de Porto Seguro, Herculano Assis; e pela agente local de Turismo, Luiza Pataxó.

O projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia é executado pela Aceb - Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - (Programa Aldir Blanc) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Fonte: Ascom Projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia