Exposição apresenta encontros entre Porto Seguro e Portugal

Para marcar as comemorações do Aniversário do Brasil em Porto Seguro, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Cempec (Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura), está promovendo a Exposição de Fotografias “Encontros entre Porto Seguro e Portugal”, no segundo andar do prédio da secretaria. A mostra apresenta 110 fotos, envolvendo a equipe do Cempec, autoridades públicas portuguesas, alunos e professores da rede municipal de ensino de Porto Seguro e Belmonte, Portugal, para onde seguirá a exposição.

“Nosso objetivo principal é estreitar os laços entre Brasil e Portugal, apresentando especialmente vários encontros realizados entre a cidade portuguesa de Belmonte, Portugal e Porto Seguro, com a participação marcante de alunos das duas cidades”, explica a secretária de Educação, Dilza Reis, que abriu oficialmente a exposição. De acordo com Carleone Filho, coordenador do Cempec, “é um momento para repensarmos todo o processo de formação do povo brasileiro, desde 22 de abril de 1500 até os dias atuais”.

Carleone lembra que tem sido muito rico esse intercâmbio com os estudantes e autoridades portuguesas, que foram sempre muito receptivos a esse reencontro entre as duas nações. Segundo ele, essa troca de experiências envolveu a visita de indígenas e representantes do poder público municipal a Portugal e vice-versa. “Continuamos mantendo essa amizade, que é viva e bastante promissora”, afirma Láercio Silva, diretor da Biblioteca Municipal. A exposição inclui ainda um fac-símile da Carta de Caminha, além de livros e medalhas.


Fonte: Secom PMPS

Matérias relacionadas

Atletas olímpicos embarcam para treinamento em Portugal

Notas do Enem passam a ser aceitas em 50 instituições de ensino superior de Portugal

Dia de Portugal será comemorado pela primeira vez em Porto Seguro

Bahia aposta na parceria com Portugal para incrementar o Turismo

Bahiatursa participa de Feira de Turismo de Portugal