Funceb investe R$ 18 milhões no fomento ao audiovisual

 

Com dois editais de fomento ao audiovisual da Bahia, a Fundação Cultural do Estado (Funceb), por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), investiu no setor, via Lei Aldir Blanc:, $ 17,2 milhões com o Prêmio das Artes Jorge Portugal; e R$ 910 mil no Prêmio de Exibição Audiovisual.

No Prêmio das Artes Jorge Portugal foram selecionados 115 projetos de audiovisual nas categorias: Formação, Desenvolvimento de obras, Mostras, Festivais e Eventos, Pesquisa e Publicação, Memória, Obras em finalização, Produção de curtas-metragens e webséries, contemplando os elos da cadeia produtiva do audiovisual.

Já no Prêmio de Exibição Audiovisual foram premiadas 60 obras baianas dos mais variados formatos, da capital e do interior. Com o prêmio, as obras estão sendo veiculadas pela TVE e no Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando ocorrer o retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos entre escolas, Pontos de Cultura e espaços culturais, distribuídos em 102 cidades.

Visibilidade aos profissionais

A Funceb pretende lançar no segundo semestre a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual na Bahia, reunindo dados dos agentes que atuam no setor de audiovisual no estado. Podem se cadastrar gratuitamente profissionais e empresas produtoras que compõem as áreas de pesquisa, roteiro, elenco, direção, produção, arte, efeitos especiais, fotografia, som, elétrica, maquinaria, edição, pós-produção, dentre outros.

E também empresas que prestem serviços como locação e estúdios, acervos de arte, como cenografia e figurino; serviços de apoio como assessoria contábil, financeira, jurídica, alimentação, comunicação, distribuição, hospedagem, segurança e transporte. Além de prestadores de serviços de formação, capacitação e acessibilidade, como escolas e cursos técnicos de cinema, de fotografia, de interpretação.

O cadastro vai até 05 de julho, através do formulário aqui, também disponível no site da Funceb


Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Tudo ou nada: prazer e culpa

Empresários de Cabrália lançam vídeo turístico de divulgação

Escritor e professor da UFSB lança obra no Brasil e na África

A alma feminina pelas lentes de um jovem fotógrafo de Santo André

Porto Seguro inspira o talento e a obra do artista mineiro Xanxão