Cooperativa de pescadores de Cabrália assina convênio para melhorias no setor


A Cooperativa de Pescadores de Santa Cruz Cabrália assinou convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, para melhorias no setor de pesca.

O recurso de R$ 1,4 milhão do Projeto Bahia Produtiva será utilizado para a modernização da Coopesc, implantação de uma nova fábrica de gelo que produz 25 toneladas por dia, compra de um caminhão baú frigorífico e câmara frigorífica para armazenamento; e construção de uma nova estrutura física para a cooperativa, com um espaço para beneficiamento do pescado visando agregar valor.

Na assinatura estavam presentes o representante da CAR, as diretoria da Coopesc, da colônia Z-51, o representante das relações institucionais da Veracel, comunidade pesqueira e associados e o vereador Xêpa, que acompanha o processo desde o início, quando era superintendente de pesca na gestão municipal anterior.

A Coopesc foi sorteada no 6º edital do Projeto Bahia Produtiva para concorrer à verba destinada ao apoio às comunidades pesqueiras e rurais do Estado. Ao todo, três etapas garantiram a participação da cooperativa no sorteio: a inscrição com toda a documentação exigida e aprovada pelo edital, avaliação e visita de um técnico da comissão da CAR e da Bahia Pesca para conhecer a realidade estrutural da entidade e avaliar se a mesma estava apta a participar do sorteio em 2016.