Congresso discute golpes em empréstimos consignados

Porto Seguro vai sediar, dias 22 e 23/10, o 1º Congresso de Correspondentes Bancários e Promotoras de Crédito do Brasil (Corban), que vai discutir as principais tendências e mudanças no mercado de crédito consignado. O evento é gratuito e será realizado de forma híbrida, com a participação presencial de parte dos convidados, no Hotel Solar do Imperador. Todo o congresso será transmitido em tempo real. Para acompanhar, basta se inscrever aqui, no site do Corban. De acordo com a organização, mais de 20 mil pessoas já se inscreveram. 

Um dos debates é sobre a normativa que prevê assinatura eletrônica em cartório para validação de empréstimo consignado feito de forma on-line. A medida foi anunciada recentemente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como forma de combater as fraudes contra aposentados e pensionistas.

Yasmin Melo, organizadora do congresso

Para Yasmin Melo, organizadora do evento e fundadora do Movimento Gigantes do Consignado, a mudança é importante porque, além de proteger os aposentados e pensionistas, também dá mais segurança aos correspondentes bancários. “É uma prova de que o empréstimo foi feito dentro da legalidade, com permissão do cliente. Isso evita contestação sem fundamentos”, comenta.

Para implantar esta alteração, o INSS assinou um protocolo de intenções com o IRTDPJ-Brasil (Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil). O processo digital vai verificar, por exemplo, se o CPF declarado possui indicativo de óbito, uma das fraudes mais comuns nas operações.

Além das mudanças na legislação, o 1º Congresso Corban vai tratar das tendências do mercado, ações e projetos para diminuir os casos de golpes e fraudes, além de discutir as ações necessárias para regulamentar a categoria. No Brasil são mais de 1,5 milhão de correspondentes bancários, responsáveis por mais de 50% de todo o crédito consignado liberado no país.


Fonte e fotos: Ivone Moreira - Impauta

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

8º Batalhão realiza pesquisa de satisfação. Participe!

Jornal do Sol participa de ação em SP sobre retomada do turismo

Decreto exonera todos os servidores municipais nomeados

Dieta para atletas: alimentos-chave são fundamentais

Crianças e jovens menores de 15 anos precisam atualizar a vacinação