UFSB disponibiliza audiolivros no YouTube

 

Público-alvo são pessoas com deficiência visual, quem não têm acesso a livros,

quem tem déficit de aprendizagem ou quem ainda não foi alfabetizado

Aprovado em edital próprio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o projeto “Audiolivres: literatura, corpo e acessibilidade” disponibiliza nos próximos meses audiolivros de obras de autoria de docentes da UFSB e de colaboradores no canal do projeto no YouTube . O projeto tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência em ações culturais por meio da produção de audiolivros. Ao todo, são nove obras, cinco voltadas para o público amplo e quatro livros infantis.

Duas obras de Maria Lacerda de Moura, morta em 1945, serão transformadas em audiolivro, o que possibilitará a divulgação do trabalho da escritora, cujas obras não são editadas há mais de 40 anos. Os livros infantis são todos de autoria do professor Eder Rodrigues da Silva, da UFSB. O projeto foi idealizado para atender a uma área carente ações culturais e artísticas na região Sul da Bahia. O público-alvo do projeto são as pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), mas pode também atender pessoas que não têm acesso a livros, que tenham déficit de aprendizagem (dislexia) ou não-alfabetizadas.

A equipe, coordenada pela professora Aline Nunes de Oliveira (IHAC-CSC), vai realizar transmissões ao vivo (lives) com os autores das obras e com o comentário dos estudantes deficientes visuais, que compartilharão suas impressões sobre os audiolivros produzidos. “A ideia é semanalmente fazermos a publicação no YouTube de um novo audiolivre e, na semana seguinte, fazemos o lançamento em uma Live nas redes sociais sempre com os autores e comentários de uma pessoa com deficiência visual”, explica a coordenadora do projeto.

Todos os audiolivros (ou audiolivres) serão disponibilizados na íntegra e gratuitamente. Integram a equipe as docentes Dodi Tavares Borges Leal e Cinara de Araújo Soares, o docente Eder Rodrigues da Silva; as servidoras Helen Rodrigues de Oliveira e Maria Inês Vancini Sperandio; as discentes Lusinete Maria Dantas e Milena Freitas Dantas e os discentes Marcelo Neves Santos e Uallas dos Santos Macedo, além da colaboração de Pedro Azevedo Sollero.

Acompanhe a programação:                        

14/08, às 18h - Árvores Altas, de Cinara de Araújo.

​28/08, às 18h – Lançamento: É a Mulher uma degenerada, de Maria Lacerda de Moura (1887-1945). Conversa sobre o livro com a Profa. Dra. Patrícia Lessa (Universidade Estadual de Maringá pesquisadora da obra da autora) e Fernanda Grigolin (Editora da "Tenda de Livros", editora independente que reeditou o livro em 2018).

04/09, às 18h – 1ª Live Temática: O Mundo da pessoa com deficiência - desafios e conquistas das associações. Roda de conversas com Everaldo Neris - Associação Baiana de Cegos; Luciene Oliveira - Associação das Pessoas com Deficiência de Porto Seguro e Uallas Macedo (Estudante da UFSB com deficiência visual).

​25/09, às 18h - ​Live Temática: Processos pedagógicos e meios de fruição inclusivos. Roda de conversas com: Rafael Vanazzi (músico, pesquisador e educador da área de inclusão); Valdiria Souza (pesquisadora sobre acessibilidade cultural e comunicacional no teatro) e Lusinete Dantas (estudante da UFSB com deficiência visual).

Obras Infantis

09/10, às 18h - A arte de empinar pipas; O menino que dormia dentro do seu chapéu e Quebra-cabeça de macacos, de Éder Rodrigues.

23/10, às 18h - Live Temática - Entrevista com Lunna Jimenes, performadora de São Paulo, mestranda da USP, sobre seu Projeto "Rádio Paisagem".

30/10, às 18j - Live Temática: Produção Executiva do Projeto Escuta AudioLivres. Roda de conversas com: Aline Nunes, Milena Freitas, Maria Inês Sperandio, Helen Rodrigues e Luciana Lacerda.

06/11, às 18h - Live Temática: Produção Técnica dos áudios doa AudioLivres. Roda de conversa com: Aline Nunes, Pedro Sollero e Marcelo Neves.

13/11, às 18h - Live Temática: Sou artista e pessoa com deficiência. Roda de conversas com: Edgar Jacques (ator e consultor de audiodescrição), Estela Lappone (atriz, produtora, dançarina, vídeo-performer) e Aline Prado (atriz, pesquisadora, produtora).


Fonte: Ascom UFSB