Aulas presenciais terão calendário elaborado por comitê

Em Porto Seguro, o retorno às aulas presenciais é um assunto polêmico entre profissionais da educação, pais e alunos. Dia 25/08/20, a Prefeitura de Porto Seguro publicou no Diário Oficial do Município a Portaria nº 027/20, que cria o Comitê de Governança da Secretaria Educação para monitoramento do Plano de Ação para Futuro Retorno às Aulas Presenciais das Unidades Escolares.

Desde o início da implementação do distanciamento social devido à pandemia do Novo Corovaírus, o calendário escolar em todo o País foi alterado e, assim como em todo o Estado da Bahia, as aulas presenciais ainda não têm data para retornar.  

Segundo a portaria, o comitê, formado em 19/08, deverá, dentre outras atribuições, monitorar o cumprimento das normas do protocolo de Vigilância Sanitária do Município, coordenar processo de (re)elaboração do Calendário Escolar 2020/21, e criar mecanismo de comunicação permanente com os familiares, estudantes, profissionais da Educação e comunidade local no sentido de informar, colher sugestões e contribuições para o planejamento do futuro retorno às aulas com base no protocolo.

O comitê também deverá fazer levantamento sobre a condição dos funcionários e alunos que se enquadram no grupo de risco, com base nas orientações de protocolo emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fazem parte do comitê representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação, dos gestores escolares, do sindicato dos professores (APLB), representantes do sindicato dos servidores do Município de Porto Seguro (Sinsppor), representantes das escolas privadas, estaduais e de associações de pais.

Para ter acesso à publicação sobre a criação do comitê no Diário Oficial do Município, clique aqui