Rotary Internacional oferta bolsas de estudo no exterior

 

Em dezembro de 2020, o Distrito 4391 do Rotary, do qual Porto Seguro faz parte, promoveu seminário sobre o oferta de bolsas de estudo no âmbito dos incentivos educacionais propostos pela instituição. O seminário, realizado de forma online na plataforma Zoom, teve presença de 60 participantes, dentre eles, o governador do Distrito Luiz Cruz, os presidentes das Comissões de Bolsas Educacionais, Ester Nascimento, e de Bolsas para a Paz, Danilo Santos e a diretoria do Rotary Club de Porto Seguro, representado pela sua presidente Tanilza Spagnol.

De acordo com Tanilza, o Rotary Club de Porto Seguro marcou sua participação no seminário para iniciar sua qualificação e participar do programa. Segundo a presidente, o clube já oferece oportunidades de participação de jovens em intercâmbios internacionais, atualmente. E poder oferecer bolsas educacionais vai ser mais uma excelente ação do Rotary Club na formação cidadã e profissional. “Este ano estamos mandando o estudante Lorenzo para o intercâmbio. Ele vai passar um ano em Taiwan, em três casas de rotarianos, aprendendo a cultura, a língua. É um programa maravilhoso, e esse de bolsas educacionais também. É um orgulho participar desta instituição global, séria, que, há 115 anos faz mudanças duradouras na vida das pessoas”, enfatiza.

O público-alvo dos programas educacionais são os estudantes do Ensino Médio e universitários. De acordo com Yara Cruz, do Distrito 4391, a organização oferece bolsas de estudo internacional alinhadas a causas de seu interesse. E a mais tradicional delas é a de Estudos pela Paz, que apoia estudantes que pretendam cursar programas de promoção de paz, prevenção em resolução de conflitos em seis universidades diferentes pelo mundo. “Há também bolsas de estudo internacional para pesquisas na área de água e saneamento básico, oferecidas para alunos do IHE Delft Institute for Water Education, na Holanda”, diz.

Por ano, o Rotary Internacional outorga 130 bolsas em nível mundial para estudos nos Centros Rotary pela Paz. Os bolsistas são preparados para atuarem na área de paz e desenvolvimento, por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking. As bolsas cobrem mensalidades e taxas, hospedagem, transporte de ida e volta e as despesas com estágios e estudos de campo.

O programa foi lançado em 2002, e, de lá para cá, mais de 1.300 pessoas já se formaram nos Centros Rotary. Elas trabalham em cerca de 115 países na área educacional, policial e militar, e também em governos, ONGs e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial. A bolsista Camila Figueiredo, que participou do seminário diretamente da Holanda, é um exemplo de estudante contemplada com a bolsa. Ela foi encaminhada pelo Rotary Club Aracaju Nova Geração e está cursando pós-graduação em Engenharia - Saneamento Básico, em uma universidade na Holanda.