Desafio TikTok: escola do Arraial esclarece suposto ataque

No dia 31 de maio, a Escola Municipal de  Arraial d’Ajuda se deparou com uma situação muito embaraçosa. Um aluno escreveu no banheiro da escola a frase ‘Massacre Dia 02/06/22’. A brincadeira de mau gosto causou alarde em pais e alunos do local.

A direção e coordenação da escola facilmente identificou o aluno, que foi chamado, juntamente com os pais e que explicou que se tratava de um desafio do TikTok – rede social bastante utilizada pelos jovens - em um vídeo que viralizou ensinando ‘como parar sua escola por um dia’ e que está causando transtornos no sistema educacional não só no Brasil.

Divulgação

De acordo com a Diretora Flavia Pinto e a Coordenadora Pedagógica da Escola Paschoarelli, Adriana Costanzo, “sobre a divulgação nas redes sociais sobre um possível ‘massacre’ na escola, vimos esclarecer ser um desafio que está sendo repassado na Internet. No mesmo dia identificamos o aluno e entramos em contato com o responsável. Acionamos também a polícia a fim de tranquilizar os alunos e responsáveis”, relatou Flávia.

Adriana ainda salientou que não houve nada relacionado a facas ou qualquer arma branca, isso é fake. “Mas aproveitamos para alertar aos pais da importância de fiscalizar e acompanhar o uso da Internet por seus filhos. É obrigação dos responsáveis saber com quem seus filhos se relacionam nas redes sociais, nos jogos online e assim por diante”, reiterou, explicando que outros desafios já foram lançados nas redes sociais e não se sabe quantos mais poderão aparecer.

MG, SP, PR e MT

O desafio da escola de Arraial é apenas um dos casos e aqui foi apenas um alarde e um alerta sobre o que os jovens e crianças vem consumindo de informação. Estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso também passaram pela situação, inclusive com casos graves envolvendo armas e atos criminosos.

Para o delegado de Arraial d’Ajuda, Valfredo Borges Lima Neto, os pais devem ficar mais atentos ao que os filhos estão consumindo no quesito informação na internet, sejam filmes, redes sociais, jogos, entre outros. “O episódio não chegou a ser registrado na delegacia, mas a guarnição esteve nas escolas. O receio é que aconteça o mesmo que nos Estados Unidos. Assim como as notícias boas, as ruins, os desastres e os crimes influenciam negativamente os jovens e as crianças. Estas informações podem agir no subconsciente e isso é perigoso, pois pode se concretizar como ato violento. É importante também que os professores fiquem atentos, registrem atos de violência na escola e informem a polícia dessas ocorrências, trazendo segurança para dentro do sistema educacional”, finalizou.


Fotos: Reprodução

 Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

O lobo e o cordeiro

Homem é assassinado no Centro de Porto Seguro; terceiro suspeito ainda está foragido

Jantar dos namorados marca reabertura do Restaurante Aroeira

Secretaria Municipal de Esportes realiza conferência com atletas e lideranças

Trânsito tem mudanças em Cabrália para o Tonhão 2022