Bahia abre concurso com 2.113 vagas para a Educação

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) abriu concurso público para preenchimento de 2.113 vagas de professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A Edital pode ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor. As inscrições seguem até 30 de agosto e a taxa de inscrição é R$ 140,00.

No ato da inscrição, o candidato deve informar o código do cargo/disciplina, o Núcleo Territorial de Educação (NTE) pretendido e a cidade para realização das provas. Para os que concorrem a coordenador pedagógico de Escolas Indígenas é necessário informar o nome da escola, do município e etnia. Será  considerada válida uma inscrição por CPF, com a apresentação de informações verídicas e só é computada a partir da efetivação do pagamento, que não deve ultrapassar o dia 30 de agosto, dentro do expediente bancário, observando o horário de Brasília.

Etapas

O concurso será realizado em três etapas. As duas primeiras, ambas de caráter habilitatório e classificatório, serão realizadas no dia 06 de novembro, período da manhã, nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Por conta da pandemia, os candidatos terão de seguir os critérios de segurança sanitária, que também podem ser decisivos, á que o descumprimento destes, implicará na retirada do candidato do local das provas e exclusão do concurso público. Distanciamento social, uso de álcool em gel a 70% e consumo de água de forma individualizada, sempre em embalagens de material transparente, bem como o uso da máscara e a comprovação do esquema vacinal completo e atualizado, são os critérios previstos na legislação vigente.

Provas

As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e conhecimentos interdisciplinares. A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do concurso.

As vagas são destinadas a candidatos com ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), das áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Para os coordenadores pedagógicos também é exigida formação superior, sendo possível aos candidatos indígenas submeterem inscrições às vagas ofertadas para as Escolas Indígenas. A carga horária é de 40h semanais.

O resultado será divulgado no Portal do Servidor. O concurso também tem vagas para candidatos portadores de deficiência (5%) e 30% para os que se autodeclararem negros.


 Com informações da Secom Governo do Estado da Bahia Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sem orçamento, funcionamento do IFBA está ameaçado a partir de novembro desse ano 

Cortes de verbas federais afeta funcionamento da UFSB

Engenharia de Pesca: saiba mais sobre essa profissão

Governo da Bahia pretende ampliar oferta de incentivo a energia solar

Veracel contrata Coordenador de Projetos e Consultor de RH