Meia Maratona destaca participação de famílias e paratletas

 

A 3ª edição da Meia Maratona do Descobrimento reuniu mais de 1.500 atletas e reuniu comunidade, turistas e torcedores, no domingo, 15/04/18, na Praça das Pitangueiras, em Porto Seguro. Participaram atletas e paratletas da região e de diversos estados brasileiros.

Segundo a organização, em 2018, aumentou o número de pessoas da terceira idade e de famílias que vieram competir juntas. A oportunidade se transformou em um momento de lazer entre eles. Dez crianças e adolescentes selecionadas em escolas públicas participaram de um projeto social, que viabilizou inscrições e kits para a garotada correr na categoria infantil. A corrida já toma espaço no ranking baiano como a maior corrida de rua.

Na chegada, emoção e alegria. As comemorações vieram em forma de oração, como gratidão a Deus, sorrisos, aplausos, gritos de superação, e até dancinha em ritmo de axé. O campeão geral da maratona foi o atleta Giovane Santos, ex-lavrador, que desatou a fita com 01:06:03 de prova. "Estou muito satisfeito em correr na Meia Maratona, fui muito bem recebido e estou otimista que a prova em breve se torna um evento de uns três dias de programação com grande número de participantes profissionais internacionais e nacionais”, disse Giovani, que teve a oportunidade de contar sua história numa palestra motivacional no sábado, 14/04, no Congresso Técnico realizado no Memorial da Epopeia que reuniu os competidores para repasse de informações sobre as regras da competição.

Estrutura

A organização do evento disponibilizou atendimento em saúde para os participantes, mesa de frutas, serviços de segurança e suporte durante os trajetos de 5 K, 10K e 21K na Orla Norte, estandes para as equipes e empresas parceiras. Durante a programação, um show com a Banda Sambangola animou as torcidas. No sábado, além da palestra motivacional com o atleta Gionvani Santos, teve a abertura da programação de competições com a maratoninha kids.

O evento foi uma parceria entre a prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e patrocinadores, como o Grupo Ondas Praia Resort.

Premiação

Geral

21 K Masc

1º Giovani dos Santos

2º Adriano de Oliveira

3º Alessandro Paula

21 K Fem

1ª Cristiane Alves

2ª Eliane Costa

3ª Tatiane Pereira

10 K Fem

1ª Rose Ribeiro

2ª Edislandia Mota

3ª Gleiciane Santos

10  K Mas

1º Genaldo Pereira

2º Everton da Silva

3º Zenilton Santos

5 K Fem

1ª Ana Paula

2ª Aremice Lima

3ª Lily Martins

5K Masc

1º Marcelo Avelar

2º Robert Gomes

3º Kleber Amaral