Coral Vivo tem programação especial para crianças no Mês do Meio Ambiente

Vídeo 360º projetado em óculos de realidade virtual com imagens do Recife de Fora

será lançado no Dia do Oceano, 8 de junho, sábado, em Arraial d’Ajuda

Cinema, contato com organismos marinhos e instrumentos de pesquisa, bate-papo, jogos, brincadeiras e passeio ao Recife de Fora fazem parte da programação que o Projeto Coral Vivo irá oferecer para as crianças no Mês do Meio Ambiente. As atividades lúdicas e gratuitas serão realizadas em diferentes pontos da Costa do Descobrimento. “A ideia é que as famílias levem as crianças para participar das diferentes atividades e visitas monitoradas nos ambientes recifais e de praia da região”, sugere a bióloga Thais Melo, coordenadora regional de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Será lançado no dia 8 de junho, Dia dos Oceanos, em Arraial d’Ajuda (BA), vídeo 360º projetado em óculos de realidade virtual com cenas do Parque Natural Municipal do Recife de Fora.

Com o tema “Meio Ambiente – E nós com isso?” serão promovidas atividades lúdicas para levar o público a refletir sobre as interferências do cotidiano das pessoas na saúde do meio ambiente. Os biólogos Leandro Santos e Thais Melo desenvolveram, por exemplo, uma brincadeira “Lenço Atrás” com informações inspiradas no livro “Meio Ambiente: E eu com Isso? – Um Jeito Leve e Divertido de Entender a Questão Ambiental”, de Nurit Bensusan. Também será usado o jogo “Poseidon – O que está em Jogo Neste Jogo”, da mesma autora.

A ação “Ciência para Crianças: Descobrindo a Vida Marinha com o Coral Vivo” irá ocorrer no dia 1º de junho, sábado, às 9h, na Vila de Santo André, Sul da Bahia. O ponto de encontro é a Vila Criativa, na Avenida Beira-Rio, 22. Como os pesquisadores realizam seus estudos científicos? Os participantes serão divididos em cinco grupos e irão se revezar num circuito com diferentes atividades. Junto à equipe do Coral Vivo vão conhecer os organismos da meiofauna que ficam na areia, observá-los na lupa, e conhecer como são coletados os dados abióticos, como a temperatura e a salinidade da água. Irão experimentar também como é o uso do respirador do mergulho de cilindro no mar, entre outras curiosidades usadas no dia a dia das pesquisas científicas. A equipe do Projeto Maré irá mostrar como são monitorados os ninhos de tartaruga na região, e serão apresentados detalhes de embarcação por meio do Veleiro Oyá. É sugerido que as crianças estejam com traje de banho, calçado que possa molhar, boné, protetor solar, e água. Para participar, basta chegar no início da ação, às 9h.

No dia 2 de junho, domingo, às 8h, será promovida a atividade “De Olho no Mar e na Maré: Visita ao Recife de Coroa Vermelha”. A proposta é conhecer os organismos marinhos, observando o comportamento com as contribuições da equipe do Projeto Coral Vivo. É importante levar água, boné, protetor e calçado que possa molhar. O ponto de encontro é a Cabana Ponta dos Corais da Paulista, na Praia de Coroa Vermelha.

Já no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, quarta-feira, será oferecido gratuitamente um passeio ao Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro. Para concorrer à vaga, é preciso enviar desenho ou poesia ou redação com o tema “Meio Ambiente – E nós com isso?” e estar matriculado em escola pública entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o final do Ensino Médio, na Costa do Descobrimento. Essas inscrições devem ser feitas até o dia 3, às 14h, pelo e-mail adm.bahia@coralvivo.org.br ou WhatsApp (73) 9100-1372, enviando junto ao trabalho: nome completo, idade, escola pública que está matriculado, nome e telefone do responsável que irá acompanhar no passeio. A equipe do Coral Vivo irá ligar para os selecionados e as vagas são limitadas.

O biólogo do Coral Vivo, Leandro Santos, apresentará no dia 3, segunda-feira, às 13h30, no Sesc de Porto Seguro a palestra com o tema "Os ODS e o que sobra para os nossos mares", sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa mesma palestra será apresentada por ele no dia 5 de junho, quarta, às 13h, no 1º Festival do Conhecimento Sociobiológico, na Ilha dos Aquários, em Porto Seguro, com entrada gratuita. Em seguida, às 15h, desenvolverá a dinâmica “Encontro Marcado. Rios, mar e nós com isso?”, junto aos estudantes que estarão no Festival.

Já no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, as atividades ocorrem no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Será lançado o vídeo 360º com imagens do Recife de Fora, e o público irá assisti-lo por meio de óculos de realidade virtual. Das 17h às 20h, serão exibidos filmes e promovidos bate-papo, jogos e brincadeiras. Às 20h, serão exibidos dois documentários do Coral Vivo e da Cinemar, fazendo parte da Mostra Itinerante do Festival de Cinema de Trancoso: “Vida nos Recifes” e “O Homem e Os Recifes”. Esses documentários serão exibidos também no dia 28 de junho, sexta-feira, na ONG Caraíva Viva, como parte da Mostra Interativa. Na escola da Aldeia Indígena Pataxó de Barra Velha, as atividades com o tema “Meio Ambiente – E nós com isso?” serão realizadas no dia 29, sábado. Já no dia 6 de julho, sábado, às 16h, serão oferecidos para as crianças contação de histórias e jogos na BibliotecAjuda, em Arraial d’Ajuda.

Atividades fechadas em escola municipal e ONG

No dia 1º de junho, sábado, a equipe do Coral Vivo vai participar do 1º Dia de Ação Social Família e Escola, na Escola Municipal Filogônio Santos Alcântara, no bairro Guaiu, em Santa Cruz Cabrália. As atividades serão levadas também para a Associação Filhos do Céu, em Arraial d’Ajuda, que atende crianças no contraturno escolar, no dia 4, terça.

Fórum Ambiental da Bacia de Santos

A Rede Biomar, composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, irá participar do Fórum Ambiental da Bacia de Santos: Reflexões sobre o Lixo no Mar. Ele irá ocorrer em junho, na Petrobras, no Valongo Santos (SP), e serão apresentadas as principais ações da Rede Biomar sobre o tema em mesa redonda. Além disso, eles estarão com exposição. O Coral Vivo levará o vídeo 360º projetado em óculos de realidade virtual com imagens do Recife de Fora, além de vídeo institucional, fotografias e publicações recentes, por exemplo. A coordenadora geral, Flávia Guebert, e a coordenadora de Educação e Políticas Públicas, Teresa Gouveia, estarão presentes.

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa, e é o coordenador executivo do PAN Corais. Tem base e centro de visitantes no Arraial d'Ajuda Eco Parque, em Porto Seguro (BA). O Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Além disso, o Coral Vivo tem o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.


Fonte: Ascom Coral Vivo