Plogging Porto Seguro divulga pontos de coleta de material reciclável

O Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro está promovendo uma grande mobilização para o Dia Mundial da Limpeza 2020, dia 19/09, começando às 8h. A instituição já divulgou lista de locais onde ficam os ecopontos, ou pontos de coleta de material reciclável, resultado da campanha de 2020.

Os ecopontos já estão funcionando. Clique aqui e confira os locais de coleta de materiais como papel, metal, plástico, vidro, roupas e calçados para doação.

O Plogging Porto Seguro está no 2° ano consecutivo à frente da organização e mobilização desse dia especial na cidade. E com isto, participa do evento que movimenta pessoas em diversos países para gerar conscientização nos cuidados com o meio ambiente.

Este ano a ação de limpeza será feita de forma diferente, devido ao distanciamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O tema será: “Eu cuido do meu quadrado”, em alusão ao zelo de cada pessoa ou família pelo seu lar, espaço ou ambiente de trabalho. A ação acontecerá com a realização de ações individuais em casa.

A proposta é que cada pessoa cuide do seu cantinho, por meio de atividades como mutirão de limpeza e de eliminação do foco de dengue; mutirão solidário (separando o que não tem mais serventia e doando para quem precisa); mutirão digital (que tem o objetivo de organizar a vida digital e remover todas as informações dispensáveis dos dispositivos, como fotos duplicadas, aplicativos não utilizados, e-mails antigos ou não lidos, arquivos desnecessários); limpeza mental (todos são convidados a parar, pensar, refletir); e separação dos resíduos residenciais em reciclável, composto e rejeito.

De acordo com a advogada Lisianne Gama, voluntária, presidente do Plogging Porto Seguro e coordenadora do Projeto Plogging, a participação é um convite a um novo começo. “Quem sempre misturou o lixo seco com o orgânico poderá rever este hábito e modificá-lo”, diz. Ela afirma que também será uma oportunidade para fazer uma compostagem simples com o lixo orgânico, aprender sobre reaproveitamento de alimentos, e revitalização de espaços, com pequenas hortas domésticas.

Como participar

A orientação do Comitê Nacional é que todos que participarem acessem, desde já, o site: www.diamundialdalimpeza.com.br e façam a inscrição como voluntário. Pode também fazer a inscrição como líder, se desejar mobilizar grupos maiores para o evento. E no Dia Mundial da Limpeza, cada voluntário deverá tirar fotos da ação e marcar nas hastags no Instagram: #eucuidodomeuquadrado, #diamundialdalimpeza, #worldcleanupday, #worldcleanupday2020 e #ploportoseguroba. Para maiores informações é só seguir o Instagram @ploggingportoseguroba.

De acordo com Lisiane Gama, foram convidados como parceiros e apoiadores de toda a cidade. O Dia Mundial da Limpeza teve início na Estônia e já tem 12 edições. O Brasil participa pela sétima vez.  Segundo relata Lisiane, é a maior mobilização cívico-social do planeta. “É um despertar! Pois o descarte incorreto do lixo acarreta sérios danos ambientais. A maior expectativa é que cada participante desperte na sua alma e na sua consciência a importância de mudar, de reciclar suas próprias atitudes”, afirma.