“Inspirar pessoas valorizando a vida” é o tema da SIPAT 2020 na Veracel

 



 

De 5 e 9/10/20, a Veracel Celulose realizou mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT. Toda a programação aconteceu de forma digital, com transmissão em tempo real para a Estação Veracel, Núcleo Florestal, Terminal Marítimo de Belmonte, Fábrica e para os colaboradores que estão trabalhando em casa, favorecendo a participação em todas as áreas da empresa.

“A SIPAT no ambiente online é uma novidade para todos nós. É uma pausa importante nas atividades para aprender mais com quem é referência no assunto, despertando e inspirando novas formas de agir com segurança e cuidando da saúde”, disse Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel, na abertura da SIPAT 2020. Ele destacou ainda a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no apoio contínuo para que a cultura de segurança seja estabelecida.

Diante das mudanças exigidas pelo contexto de saúde mundial, além de cumprir o objetivo de reforçar o comportamento seguro e do cuidado ativo, a SIPAT 2020 também destaca na programação os cuidados com a saúde emocional. 

Programação de valor

O primeiro dia da SIPAT 2020 começou com a palestra “A felicidade de quem inspira”, conduzida pelo piloto automobilístico, Cesar Urnhani, que trouxe a experiência das pistas em segurança, motivação, inspiração e empatia para os colaboradores desta edição. Com histórias da sua profissão, Cesar conseguiu promover reflexões de situações que podem ser vividas com mais positividade e aprendizado no trabalho. 

Também nessa edição do evento foi lançado o Concurso de Fotografia Inspire Pessoas, Valorizando a Vida, que tem como objetivo estimular registros fotográficos de colaboradores em momentos de segurança e cuidado no ambiente de trabalho, como forma de incentivar e inspirar os colegas a práticas seguras. Também foram assuntos da SIPAT: depressão e transtorno da ansiedade, conduzida pelo médico psiquiatra, Dr. Marco Abud; comportamento seguro e novo normal após pandemia, com o Angelo Otavio Bloes; e Inspire Pessoas Valorizando a Vida, com o historiador, professor, palestrante e escritor, Leandro Karnal.