Dia da Limpeza recolhe mais de 2 toneladas de lixo das praias

No Dia Mundial da Limpeza, 18/09/21, a Costa do Descobrimento recebeu ações limpeza nas praias, por meio de uma iniciativa é do Projeto Coral Vivo, Praia Limpa Costa do Descobrimento, Plogging Porto Seguro, Dia Mundial da limpeza e lideranças dos municípios e distritos, com patrocínio da Petrobras. Ao todo, foram recolhidos 2.051,9 kg de material nas 12 localidades participantes.

Porto Seguro apresentou o maior produtor de lixo, com a coleta de 426kg, seguido por Arraial d’Ajuda (256kg), Guaiú (205kg), Santo André (198kg), Santa Cruz Cabrália (178kg), Corumbau (160kg), Cumuruxatiba (158,5kg), Coroa Vermelha (135kg), Trancoso (113,5kg), Santo Antonio (107,4), Caraíva (97kg) e Curuipe (18kg).

Objetivo

O objetivo da ação foi contribuir para que o lixo não chegue aos oceanos e estimular a sociedade da Costa do Descobrimento a se comprometer com a saúde de ambientes costeiros e marinhos, realizando inclusive o mapeamento e monitoramento ambiental.

A ação também realizou a triagem e a quantificação dos resíduos coletados para alimentar um banco de dados para a busca de melhores práticas para a solução e busca das por alternativas mais adequadas destino dos resíduos coletados e que vai alimentar o “Painel Nacional do Ministério do Meio Ambiente” e auxiliar o o governo a criar campanhas direcionadas para cada local, informou coordenador de Sensibilização do Projeto Coral Vivo e coordenador geral em exercício, Fábio Negrão. “Se numa praia, por exemplo, forem encontradas uma grande quantidade de guimbas de cigarro, pode ser feita uma campanha voltada especificamente para os fumantes”, explicou.  


Com informações do Projeto Coral Vivo (Fotos: Divulgação)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Meia Maratona do Descobrimento já tem data confirmada

Detran – BA adere ao Renave

Porto Seguro está com 35% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados

Capacitações do 8° BPM são realizadas em Cabrália e Salvador

Estudo comprova ligação entre felicidade e bem-estar