Veracel e Conservação Internacional realizam mapeamento Cadeia Produtiva da Pesca

 

Uma parceria entre a Veracel Celulose e a Conservação Internacional (CI-Brasil), organização sem fins lucrativos que trabalha pela proteção da biodiversidade e pelo bem-estar das pessoas, visa mapear a Cadeia Produtiva da Pesca no Sul da Bahia.

A iniciativa tem como objetivo conhecer as potencialidades e as necessidades dessa cadeia produtiva para que seja possível direcionar, de forma mais estratégica, os investimentos sociais da empresa e estimular novas parcerias e fomentadores e promover projetos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico na Pesca e Turismo na região.

Benefícios

Segundo a especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Sousa, o mapeamento trará muitos benefícios à comunidade e permitirá que a Veracel e outras instituições com atuação na região estudem projetos futuros que façam a real diferença para o desenvolvimento da cadeia de pesca do Sul da Bahia.

“Enquanto o mapeamento da Cadeia Produtiva da Pesca e Turismo Sustentáveis estiver sendo executado, a Veracel seguirá cumprindo os compromissos já firmados e demais ações de diálogo e relacionamento com as respectivas comunidades. Para a Veracel, o foco do mapeamento é identificar potencialidades e oportunidades que permitam ir além de acordos formais e promover o desenvolvimento territorial, sendo um agente de transformação para as comunidades pesqueiras e criando um legado positivo na região”, destacou.

Melhores Práticas

Para o Diretor do Programa Marinho, da CI-Brasil, na data em que se celebra o Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquicultura, a iniciativa também pode sugerir melhores práticas para apoiar o desenvolvimento socioeconômico das famílias na região.

“A parceria viabiliza uma expansão desse conhecimento e nos permitirá, em breve, alcançar novos padrões de sustentabilidade”, afirmou.

 O material que deve estar pronto no início de 2023 terá diversas ações como entrevistas com toda a cadeia que deriva da pesca, sejam moradores locais – pescadores e pescadoras, comerciantes e demais membros das comunidades de pesca, além de restaurantes, pousadas, hotéis, transportes, entre outros. 


Com informações da Veracel Celulose Fotos: Flavio Forner/ Conservation International

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro figura no Top 10 da Decolar como destino para a Páscoa

Novo golpe oferece empregos via WhatsApp

Médicos insatisfeitos no HDLEM: IGH se pronuncia

Hospital Covid do Arraial se tornará centro de cirurgias eletivas

Tecnologia auxilia no estudo e preservação dos corais