IFBAmbiental implanta Ecoponto visando conscientização para coleta seletiva

De acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGRS) de Porto Seguro, em 2017, 71,25% do volume coletado era constituído por material orgânico. Tendo isso como premissa, foi criado o IFBAmbiental, que teve início em 2020, e é um projeto do Grupo de Pesquisa em Saúde (GPS) do Instituto, com foco na autogestão dos resíduos orgânicos residenciais urbanos.

Esse ano, visando a conscientização para a coleta seletiva, o projeto implantou um Ecoponto, dentro do campus Porto Seguro com o objetivo de incentivar, sensibilizar e mobilizar a comunidade para a recolha de resíduos plásticos, metais, têxteis, entre outros.

Foco

Segundo a Professora Eladyr Boaventura Raykil, do IFBA - Campus Porto Seguro, a partir desses dados do PMGRS, o foco foi apresentar formas para administrar o resíduo orgânico evitando que 7 a cada 10 quilos de resíduo fosse simplesmente jogado no lixo.

“E que gera inclusive altos gastos em recursos públicos, que poderiam ser destinados a outras prioridades da comunidade. É uma ação importante de autocuidado, cuidado com todos os seres do planeta. É urgente que o foco seja na regeneração”, ressaltou.

A professora acrescenta ainda um dado importante e que passa despercebido. “Dependendo de como esse material reciclável chega, se tiver resíduos orgânicos, as recicladoras não recebem e vira rejeito, o que é um absurdo”, reclama.

Ações

Eladyr explica que o ecoponto do campus já está recebendo materiais e estudantes e familiares receberão, após o recesso escolar, um comunicado sobre as ações, orientação sobre a separação dos resíduos e as formas de envio dos resíduos para o ecoponto e a destinação de cada resíduo. 

“O ecoponto acolherá resíduos identificados na campanha e, para a comunidade externa, a orientação é que procurem ecopontos parceiros da Plogging Porto Seguro. Além do material destinado a recicladoras, a professora relata que desde 2017, os resíduos têxteis e de eletroeletrônicos e lona vinil, são reaproveitados nas oficinas da Ecobiju.recicle e transformados em objetos decorativos e utilitários, inclusive com potencial de geração de trabalho e renda”, salienta, informando que outro trabalho desenvolvido pelo IFBAmbiental é o de incentivo à regeneração com plantas promovendo momentos de interação comunitária e solidariedade, por meio de doação e troca de mudas  ornamentais, comestíveis e medicinais.

A professora ainda acrescenta que se coloca à disposição para escolas que tenham interesse em implementar ecopontos ou que queiram participar das oficinas de reaproveitamento de resíduos. “O paraíso que almejamos precisará ser construído por nós. E precisamos começar logo”, finaliza.

Mais informações sobre os projetos pelo (73) 9982 9903 com Eladyr. 


 Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

 Veracel ilustra BA-658 e benefícios para a comunidade em mapa

Recife Digital é a nova proposta do Coral Vivo para conhecer o fundo do mar

Veracel apresenta Relatório de Sustentabilidade de 2021

Sul da Bahia terá o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios

Tartarugas: o que fazer se encontrar uma?