Veracel: conscientização e conservação são pilares de sustentabilidade

veracel 1
Para celebrar o Dia de Proteção às Florestas, dia 17/07, a Veracel Celulose destaca algumas de suas ações de conscientização e conservação – pilares da sustentabilidade da empresa, que possui quase 100 mil hectares monitorados pela companhia entre áreas de eucalipto e mata nativa.

Uma das principais iniciativas do grupo é a Rede de Percepção de Fogo, criada para combater e prevenir incêndios florestais, por meio da parceria com comunidades, vizinhos, municípios e pessoas que passam pela região.

Controle

Segundo o coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel, Flávio Luiz de Souza, está próxima a época bastante propícia a incêndios e para isso a empresa tem se mobilizado com o Plano de Controle a Emergências da empresa. “ Por meio do 0800 799 9802, qualquer cidadão pode notificar focos de incêndio, o que ajuda a ter mais agilidade à atuação da Brigada de Incêndio Florestal. O apoio das comunidades e vizinhos para a identificação e informação de possíveis focos para que, juntamente com as tecnologias de câmeras, sensores e monitoramento que já possuímos, possamos atuar de forma rápida e evitar incêndios de grandes proporções, tanto em nossas plantações quanto em áreas nativas, pastos e outras culturas da região é imprescindível”, ressalta.

O coordenador informa que as ações da Rede de Percepção de Fogo reforçam a premissa da companhia pelo diálogo estruturado, transparente e contributivo com seus colaboradores e com a comunidade local para a preservação e a adoção de práticas ambientais cada vez mais sustentáveis e que buscam a proteção contínua das florestas de sua região.

Conscientização

Outro trabalho importante da companhia é no apoio às ações de conscientização para o combate à caça de animais silvestres e sobre os impactos ao meio ambiente da criação clandestina de gado, que prejudica nascentes e cursos de rios, além de provocar a destruição de áreas de vegetação natural.

Quando é identificado o gado solto em áreas irregulares para a prática pecuária, os órgãos competentes como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (o PAFS) e ainda com a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA) são acionados e atuam na orientação e na autuação dos proprietários.


 Com informações da Veracel Celulose Foto: Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Censo 2022: Porto Seguro inicia treinamento de recenseadores

Associação Ciranda da Vida - Edital de Convocação

Convenções partidárias definem candidaturas e alianças para as eleições

Ambient See realiza encontro para discutir soluções para Orla Norte de Porto Seguro

Mais de 12 mil pessoas na Bahia participam do treinamento do IBGE para Censo 2022