Operação Saneamento: fiscal é preso novamente em Porto Seguro

Em um desdobramento da segunda fase da “Operação Saneamento”, deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o fiscal ambiental Geomar Jesus de Oliveira foi preso novamente no final da tarde de sexta-feira, 11/03, em Porto Seguro. A prisão foi realizada pela Coordenadoria de Polícia Civil de Eunápolis.

Solto pela Justiça, na primeira instância, durante audiência de custódia, Geomar Jesus foi preso novamente com base em medida cautelar interposta pelo Gaeco e acatada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A decisão também autorizou a prisão do fiscal ambiental Igor Carvalho Nunes, que, como Geomar, foi denunciado pelo MP e preso anteriormente, mas ele ainda não foi localizado pela Polícia. Os dois fiscais foram denunciados pelo crimes de associação criminosa e corrupção passiva.

As investigações revelaram o recebimento de vantagens indevidas para a concessão de licenças ambientais e de implantação para instalação de empreendimentos imobiliários na região. O esquema foi denunciado por empresários do ramo de construção civil, que apresentaram documentos que evidenciam a negociação do valor da propina. Conforme apurações do MP, houve efetivamente o pagamento, com posterior concessão das licenças. Uma das propinas chegou ao valor de R$ 60 mil.

O processo corre em Segredo de Justiça. O Jornal do Sol apurou que o ex-secretário do Meio Ambiente, Bené Gouveia e o chefe de fiscalização, Mackxuel Campeche de Souza, não são réus nessa Ação Penal ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia.


Com informações do Cecom/MPBA Foto: reprodução - segunda fase da “Operação Saneamento” ocorrida em 17/02/22

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Raízes de Porto Seguro: inscrições são prorrogadas até 21 de março

Indigena Pataxó é morto em Ponta Grande

Clube da Amizade realiza campanha de sustentabilidade no dia 19 de março

Inscrições para Partiu Estagio seguem até dia 14 de março

Combate à Dengue é intensificado em Porto Seguro