Porto Seguro tem quase 400 vacinados contra Covid. Na Bahia são 76 mil

 

Até 24/01/21, Porto Seguro registrou 382 pessoas vacinadas contra a Covid-19, segundo informado pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Deste total, 280 são profissionais da saúde, 73 são indígenas aldeados e 29 são idosos que moram em casas de repouso ou asilos.

Desde o início da pandemia, o município registrou 14.013 casos suspeitos e confirmados da doença, sendo deste total, 4.949 confirmados por critérios epidemiológico, laboratorial, por imagem ou clínico. 13.444 são os recuperados, com taxa de 95,9% do total de casos. 472 pacientes estão em isolamento domiciliar, segundo o boletim. Há 05 pessoas internadas, 12 leitos clínicos ocupados (dos 31 para este atendimento) e 08 leitos de UTI disponíveis, dos 28 na região. 84 pessoas aguardam resultado de exame. No município foram registrados 92 óbitos pela doença, desde o início da pandemia.

Novo lote de vacinas chega à na Bahia

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia às 10h40 de 24/01/21. Desta vez, 119.500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador, de onde seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A distribuição para as cidades do interior teve início no mesmo dia.

Com 75.924 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas de 24/01, a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados. Os números foram ajustados em relação ao último boletim devido uma inconsistência identificada na base de dados do painel de vacinação.

Uma vez que a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram neste domingo, como explicou o titular da Secretaria da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário.

No Graer, foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário de vacinas, que conta com refrigeradores e, também, com os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). É neste local que é feita a contagem e a separação para viabilizar o envio de doses para todo o território estadual.

A chegada do novo lote acontece após a liberação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pela análise e etiquetamento das duas milhões de doses importadas do Instituto Serum da Índia, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca. O envio para os estados brasileiros foi feito pelo Ministério da Saúde.

Vacinação no estado

A imunização contra o novo coronavírus já foi iniciada em todos os 417 municípios baianos e as primeiras pessoas vacinadas receberam o imunizante Coronavac, que chegou dia 18/01, em um lote de 376.600 doses. Esta é a vacina desenvolvida pela dupla formada pelo Instituto Butantã e pela empresa chinesa Sinovac Biotech.

Como o Brasil vai imunizar a população com vacinas fabricadas por laboratórios diferentes e com indicações de uso igualmente diferentes, é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo determinado. Caso tenha perdido o cartão, o cidadão receberá um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.


Fontes: SMS/PS e Secom GovBA