Pais devem manter diálogo com os filhos sobre retorno às aulas

2021 chegou, mas a pandemia do coronavírus segue com um grande impacto na sociedade como um todo. Por outro lado, algumas rotinas estão voltando e entre elas, a volta às aulas escolares. Pensando nisso, a psicóloga infantil Isa Vaal separou três dicas para ajudar os pais orientarem seus filhos nos desafios deste retorno, já que será diferente de tudo que já viveram até então.

Muita conversa e informação

Converse calmamente com seu filho de maneira clara e precisa sobre a importância de voltar à rotina escolar e principalmente da necessidade de cumprir as medidas protetivas de higienização para evitar a contaminação.  Reforce a necessidade de lavar as mãos, usar máscara, álcool em gel e evitar abraços e beijos nos amigos no momento. Repasse diariamente com seu filho este passo a passo e explique o que pode acontecer, caso ele não tome cuidado.

Seja flexível

É importante entender que crianças e adolescentes em idade escolar podem se sentir estressados ou ter dificuldades na readaptação da rotina. É natural que depois de tanto tempo afastado, eles tenham resistência ou algum desconforto com esta volta à rotina. Converse, veja o que o incomoda e seja flexível para que aos poucos ele se acostume.

Seja paciente                                                                                       

Explique ao seu filho que esta situação é temporária. É um momento diferente para todos e é preciso muita paciência para que em breve tudo volte ao normal. Mostre a ele que a vacinação já foi iniciada, se coloque à disposição para conversar sobre qualquer dúvida em relação à doença e o tranquilize que é um momento que irá ser passageiro.


Fonte: Beatriz Fleira/Textual Comunicação - Foto: Max Fischer