Prefeito se pronuncia contra lockdown

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, voltou a criticar o lockdown - através de um vídeo compartilhado nas redes sociais. Segundo o vídeo, ele afirma que não acredita na eficiência da medida como forma de conter a disseminação do coronavírus. “A decisão de ficar em casa tem que ser da própria pessoa e não por imposição de qualquer decreto. Quem tem condições financeiras privilegiadas ou tem seu salário na conta todo mês, pode ficar em casa. E quem não pode? Sou a favor da liberdade de trabalhar, desde que tomando todos os cuidados previstos nos protocolos de saúde e segurança”, diz no vídeo.

Jânio Natal fala das condições de trabalhadores, para quem a luta pela sobrevivência já era grande, mesmo antes do vírus. “Essas pessoas saíam cedinho de suas casas para tentar trazer o sustento da família e muitas vezes não conseguiam. Imagine sem trabalhar? Vão morrer de fome, porque a conta não fecha”, avalia. Para ele, grande parte dos casos de depressão constatados nos dias atuais deve-se ao isolamento social. “Não podemos esquecer que 95% da nossa economia são provenientes do comércio e do turismo.”

Centro de referência

O prefeito citou a inauguração, dia 22/04/21, em Arraial d´Ajuda, do Centro de Referência contra a Covid-19. A unidade vai funcionar 24 horas, atendendo a população de todos os distritos, povoados e da sede, e terá cerca de 20 profissionais de saúde. “Apesar de estarmos sofrendo com a brutal queda de arrecadação, esse centro será construído com recursos do próprio município, sem um real de outros governos”, afirmou.


Fonte: Secom PMPS