Estoque de Banco de Sangue Regional é crítico

Com a pandemia, os bancos de Sangue que sempre enfrentaram a falta de doações chegaram ao nível crítico. E isso não é diferente na Costa do Descobrimento. No Hemocentro Regional de Eunápolis, que atende 8 municípios, incluindo Eunápolis, e a Agência Transfusional (AT) do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a redução é de 30%.

Segundo a bioquímica Karoline Cavalcante Pimenta e responsável administrativa do Banco de Sangue Regional de Eunápolis, o Banco de Sangue possui capacidade instalada de até 600 doações/mês, mas realizava cerca de 500 mensais. “Com a Pandemia, estes números se tornaram críticos – entre 350 a 300 e, em alguns meses, conseguimos coletar apenas 240 bolsas, uma redução significativa”, revela.

Bolsas

Karoline informa que além dos atendimentos a acidentes e cirurgias, as bolsas de sangue têm papel primordial no tratamento e manutenção de pacientes com doenças crônicas. “Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, pois a partir do sangue total pode ser produzido concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas e crio. Estes componentes auxiliam no tratamento de doenças como Leucemia, Doença Falciforme (Anemia Falciforme ou Traço Falcêmico), Anemia Ferropriva que antecede cirurgia, alguns casos de Dengue Hemorrágica, Hemorragia Alta Digestiva, entre outras”, ressalta.

 

Campanha 

A bioquímica comenta que além das doações no Hemocentro, há ainda campanhas que foram paralisadas por conta da Pandemia, mas que devem ser retomadas em breve. “Realizávamos mensalmente campanhas externas em Porto Seguro e trimestralmente em Arraial d'Ajuda, além das campanhas semestrais ou anuais nos municípios de Itabela e Santa Cruz Cabrália”, lembra.

Exemplo

Por entender a situação crítica do Banco de Sangue Regional, o La Torre Resort organizou um mutirão que envolveu colaboradores voluntários, que se deslocaram até Eunápolis para fazer a boa ação.  Segundo o diretor geral do Resort, Luigi Rotunno, o objetivo foi disseminar a cooperação e incentivar mais pessoas a doarem sangue, nessa corrente do bem.

“Compreendemos a necessidade do momento e a dificuldade para muitas pessoas que querem ajudar, mas não têm como ir até Eunápolis, então disponibilizamos o transporte e convidamos nossos colaboradores”, explicou, informando que a ação deverá ser regular e de frequência trimestral para incentivo à doação.

O Hemocentro Regional Eunápolis fica na Avenida Brilhante, s/n – Pequi. Para doar é preciso apresentar um documento original com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte.


Com Informações do Hemocentro Regional Eunápolis e Resort La Torre (Foto: Reprodução)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Bahia anuncia retorno das aulas na rede estadual

Recrutas do 8° BPM são vacinados contra a Covid-19

Farmácias notificam aumento no número de testes positivos de Covid-19

Cartão SUS pode ser feito via Whatsapp

Festival Raízes de Porto Seguro chega à última semana