Anvisa autoriza mais um medicamento para o tratamento da Covid-19

 

Na quarta-feira, 08/09/21, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe para tratamento da Covid-19. Este é o quinto aprovado pela agência.

Indicado para o tratamento dos que apresentam a doença de forma leve a moderada e acima de 12 anos, o Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal feito em laboratório, que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Ele atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas.

Segundo a Anvisa, o medicamento mantém a atividade in vitro contra cepas mutantes do vírus. Os estudos clínicos mostraram que o Sotrovimabe tem a função específica de evitar a evolução grave da doença e, com isso, o número de hospitalizações e mortes.

Uso

O Sotrovimabe deve ser usado de forma intravenosa, em dose única de 500 mg, em pessoas com mais de 40 kg, e somente em hospitais. Para poder receber a medicação, o paciente terá que comprovar a infecção pelo coronavírus com exame laboratorial e, de preferência, com até cinco dias da apresentação dos sintomas.

É importante salientar que o medicamento é contra-indicado para casos graves de Covid-19, que dependem de suplementação de oxigênio. Também o uso em grávidas e lactantes com Covid-19 deve ser visto com cautela.

A agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) e a agência canadense Health Canada já autorizaram o uso emergencial do medicamento. Já a agência europeia de medicamentos European Medicines Agency (EMA) emitiu parecer científico apoiando o uso do Sotrovimabe como uma opção de tratamento para a Covid-19.


Com informações de Uol (Foto: Reprodução)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Dia da Independência tem carreatas e passeatas pacíficas

Celulares antigos não terão Whatsapp. Saiba quais

Cicloturismo permite uma experiência diferenciada de nossas belezas

Motociclistas infringem lei e assustam turistas e moradores

Setembro Verde: prevenção do câncer de intestino é o melhor tratamento