Castração é realizada na Vila Valdete

Uma parceria social entre empresários e a ONG A Voz dos Bichos, realiza no dia 27 de abril, um mutirão de Castração na Vila Valdete a partir das 9h, no Quiosque em frente a Rua Frei Henrique de Coimbra. Poderão participar da castração, cães e gatos e a taxa para a castração é simbólica. 

O Presidente da União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia (Unimais/Faos-BA), e ativista Carlos Ferrer, ajuda na organização deste programa humanitário de controle populacional de cães e gatos carentes.

“Os procedimentos são realizados num Castramóvel, equipamento móvel adaptado com Centro Cirúrgico com capacidade para castrar até 300 animais por dia.  A Vila Valdete foi escolhida por ser um ponto crítico da cidade com número elevado de animais em situação de rua. Para esta ação serão 50 vagas. O valor cobrado pelo serviço às famílias carentes que, sem essa iniciativa não teriam como realizar a castração de seus animais é apenas uma parte d aporte. O restante vem de iniciativas sociais de parceiros e amigos da ONG”, revelou.

Segundo Carlos, há anos o Instituto A Voz dos Bichos tem se preocupado com o controle de natalidade de animais, evitando o abandono e excesso de cães e gatos nas ruas da cidade. “O foco é atingir a população mais carente que não tem acesso ao serviço veterinário. Para tanto, a equipe composta de 4 pessoas, sendo o médico veterinário, Rodrigo Mendes e 3 auxiliares. A demanda e inscrições se limitam ao número de vagas, que é 50”, declarou.

Pré-cadastro

O pré-cadastro para o mutirão já está sendo realizado pelo (73) 9 8830-4737 (Whatsapp) COM Carlos ou pelo (73) 9 8191- 2266 , com Fabrícia, onde devem ser informados nome completo do dono, endereço , se é  cão ou gato, raça, idade e sexo do animal.

O atendimento no dia da castração será por ordem de chegada e enquanto tiver vagas. Os valores variam de R$50 a R$70 e animais acima de 5 anos, de raças com focinho curto e abaixo de 5 kg, seguem outro protocolo de anestesia, tendo custo diferente do citado acima.

Segundo os organizadores, para a cirurgia existem procedimentos pré-cirúrgicos. O animal precisa estar em jejum de 12 horas, limpo, sem pulgas e carrapatos. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequados para evitar fugas. A responsabilidade com o pós-operatório é do guardião do animal.


 Fotos: ONG A Voz dos Bichos  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

PF deflagra Operação Descobrimento contra tráfico internacional

Divórcios crescem 16% na Bahia

Tartarugas: o que fazer se encontrar uma?

Vila Criativa recebe lançamento de livro e roda de conversa

Tudo pronto para o Super PraiaMed, no Uíki Arraial d’ Ajuda