Projeto “Olhar do Futuro” realiza mutirão de exames preventivos

No dia 28 de maio, das 8h às 13h, o Senac Porto Seguro recebe o projeto “Olhar do Futuro”. A ação tem como objetivo realizar exames/triagem gratuita de pessoas acima de 35 anos para o diagnóstico das principais doenças causadoras de cegueira irreversível, como glaucoma e diabetes.Para participar da ação, basta comparecer ao local e pegar senha. A estimativa é atender 500 pessoas na data. O atendimento é gratuito.

Segundo a oftalmologista e idealizadora do projeto, Cristiame Ferreira Calheiros, o ‘Olhar do Futuro’ foi idealizado por empresas de saúde da iniciativa privada, a empresa Oftalmoluz, (onde sou diretora clínica e técnica) e o Núcleo de Estudos Prof JF Barandas, professor da Santa Casa de Misericórdia do RJ, e tem apoio da iniciativa pública e organizações não governamentais.

 “Hoje temos como apoiadores, o Centro de Estudos Prof. JF Barandas, CENOE, Conect SPA, Day Horc, Farm. Indiana, Oftalmoluz, OftalmoPorto, Oticas Carol, Prefeitura de P.S., Rotary Club e Senac Porto Seguro, além dos patrocinadores Oftalmoluz e Óticas Carol”, contou.

Importância

Cristiame reforça a importância de participar dessa ação. “A visão a gente cuida enquanto tem. A maioria das cegueiras são incuráveis e é necessário fazer a prevenção da cegueira. No dia 28 realizaremos uma triagem para detectar as doenças que podem causar cegueira. Haverá pré- exame realizado pelos técnicos e enfermeiros, com aferições de glicemia, pressão arterial e pressão intraocular, depois uma dilatação pupilar para realização de exame de fundoscopia realizados por médicos oftalmologistas, que avaliarão o fundo de olho, caso a caso”, explicou.

A oftalmologista salienta que os pacientes que apresentam sinais de alguma doença, como retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva e glaucoma, serão alertados e orientados para encaminhamento,  para uma avaliação completa e realização de exames mais específicos, para confirmar a suspeita. “Nosso público-alvo são pessoas de qualquer sexo, acima de 35 anos. E temos como objetivo localizar as pessoas com risco de cegueira por detectar as principais doenças causadoras, Diabetes e Glaucoma. Para saber se tem essas doenças, compareça à esse evento”, convidou.

O SENAC Porto Seguro fica localizado na Avenida Village, 287 – Taperapuan. Mais informações pelo telefone (73) 3162-7300.


Imagem: Divulgação  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Cirurgias robóticas ganham espaço na medicina

Estudo revela que Covid é 26 vezes mais letal em não-vacinados

Ônibus escolares são cedidos à Prefeitura de Porto Seguro

Encontro de Atores do Desenvolvimento é realizado em Teixeira de Freitas

Copa Guaiamum tem início dia 22 de maio