Elaboração do Programa Nacional de Turismo Gastronômico entra na reta final

Na quinta-feira, 10/02, foi concluída mais uma etapa para a criação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. Durante oficina virtual, promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a UNESCO, o texto preliminar foi apresentado para especialistas em turismo e gastronomia do país. A próxima etapa consiste em disponibilizar o texto para consulta pública para que a sociedade também possa contribuir com o conteúdo do projeto.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou que o Programa tem o objetivo de nortear políticas públicas específicas para o turismo gastronômico no Brasil. “A culinária brasileira é inigualável e deve ser valorizada a ponto de ser a principal motivação das viagens de turistas nacionais e internacionais. Nosso objetivo é estruturar esse segmento e fazer dele um impulsionador do turismo no Brasil”.

Na abertura da oficina, a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, reforçou que o Programa está sendo criado com a participação de técnicos capacitados para sua efetiva aplicabilidade. “O documento foi elaborado em conjunto com especialistas de turismo de todos os estados e regiões do Brasil que trabalharam com afinco e dedicação junto com o Ministério do Turismo, a UNESCO e o Instituto Federal de Brasília (IFB) para a construção de uma política perene no campo da gastronomia”, disse.

O consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico pela UNESCO, Richard Alves, também frisou a importância dos especialistas que, voluntariamente, contribuíram para a construção do texto. “São vocês que conhecem a realidade regional e nacional. É um grande desafio a gente pensar em política pública na dimensão nacional num tema tão relevante como esse, que merece incentivo. Quando a gente pensa em uma política única ela precisa ter flexibilidade para lidar com todas as especificidades do Brasil”.

Para a coordenadora do Projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil” do IFB, Ana Paula Jacques, o avanço na criação do Programa é de se comemorar. “Temos uma jornada de quase um ano juntos e podemos ver que essa contribuição não é em vão, ela vem se fortificando e dando frutos”, comentou.

A coordenadora-geral de Turismo Responsável do MTur, Rafaela Lehmann, anunciou que a versão final do texto do Programa Nacional de Turismo Gastronômico deve ser lançada no fim de março. “Pela primeira vez estamos vendo uma construção colaborativa voltada ao turismo gastronômico. Este é apenas o começo desse programa único que será a anunciado em breve, colocando o país como referência em turismo gastronômico”, destacou.

Gastronomia

No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil; 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional). Este fato, por si só, já demonstra o potencial do Brasil para atração de mais estrangeiros no cenário pós-pandemia.


Fonte e foto: Vanessa Castro - assessoria de comunicação do Ministério do Turismo

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro está entre os 10 destinos mais procurados para o Carnaval

Carnaporto Axé Moi é adiado para 2023

Região das Montanhas Capixabas recebe Programa Fortalece Turismo

Roteiro do Turismo Rural em Porto Seguro recebe validação

Passeio do Rio Buranhém é roteiro pouco conhecido