Uma nova década começou

PUBLICADO NA EDIÇÃO 415 DO JORNAL DO SOL

Chegamos ao fim de mais um ciclo, e como todos os anos, essa é aquela época em que paramos para refletir e agradecer por tudo que se passou e traçar planos e metas para o próximo ano que está por vir.  2019 também é muito especial para o Jornal do Sol, que completa 28 anos de existência e tem muito para comemorar.

Vou completar 30 anos em breve e com certeza passa um filme na cabeça de qualquer um que chega nessa fase da vida, afinal em três décadas muita coisa acontece. Vivenciamos diversas mudanças no mundo nesse meio tempo, evolução tecnológica, redes sociais, dinheiro digital e mesmo assim, ainda temos um longo caminho para percorrer nessa nova década que se inicia.

Parabéns ao Jornal do Sol que registrou tantos momentos dessa história e obrigado por me deixar fazer parte dela. Para comemorar essa data especial e celebrar essa virada de ano, vou direto para a melhor parte que é a receita do mês. Decidi compartilhar uma receita que sempre faço em minha casa e é um sucesso, tanto é que vou executar esse ano lá no Banzé na Ceia de Natal: Pernil Assado com Geleia de Bacon.

Para finalizar desejo a todos um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e muita comida boa para todos nós! Viva 2020!

 

Receita do mês: Pernil Assado com Geleia de Bacon

Ingredientes: 01 peça de pernil suíno, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 02 laranjas, 01 cabeça de alho, 500 g de Bacon, 01 cebola roxa picada, 250 g de açúcar mascavo e água.

Modo de Preparo: Coloque o pernil numa assadeira e faça leves furos com a ponta da faca. Dentro desses furos coloque o alho inteiro descascado. Após esse processo, tempere com sal, pimenta do reino e o suco de duas laranjas. Embrulhe com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 200 Cº de 3 a 5 horas ou até que fique macio. Enquanto o Pernil assa lentamente é hora de preparar a geleia de bacon. Corte o bacon em cubinhos e leve ao fogo em uma panela. Depois que o bacon dourar e soltar sua gordura adicione a cebola roxa picada. Depois que a cebola já estiver translúcida, é hora de colocar o açúcar mascavo e  completar com água. Mexa bem constantemente e deixe reduzir em fogo baixo até que forme o ponto de geleia. Ajuste os temperos da geleia com sal e pimenta caso seja necessário. Depois que o pernil estiver assado, sirva com a geleia sobre o pernil e bom apetite!


Caio Silva é chef de cozinha do Restaurante Banzé