Mulheres na cozinha

Publicado na edição 418 do Jornal do Sol

Para aproveitar o mês das mulheres, resolvi tocar em um assunto que ainda levanta muita polêmica, principalmente quando falamos de cozinha profissional. Apesar do mundo machista sempre dizer que o lugar da mulher é dentro de uma cozinha, quando olhamos para o ambiente profissional os papeis se invertem. Hoje em dia as coisas estão mudando com a visibilidade de Chefs renomadas como Roberta Sudbrack, Helena Rizzo e Manu Buffara, mas podemos dizer que 85% das pessoas que trabalham com cozinhas profissionais são homens.

Quando trabalhei em um Cruzeiro de passageiros, em uma cozinha que possuía aproximadamente 300 colaboradores, contávamos apenas com 05 mulheres. Mesmo em pouco número, todas as mulheres com as quais tive o prazer de dividir a cozinha, me serviram de grande referência e inspiração para minha carreira. Principalmente por sua força de vontade e garra para se estabelecer nesse ambiente de trabalho tão preconceituoso e árduo que é a cozinha profissional.

Escolhi para hoje uma receita da minha maior referência feminina, na vida e na cozinha: minha mãe. Sei que é clichê dizer que a melhor comida é a de minha mãe, mas esse prato que é muito comum na cozinha paulista e no Brasil em geral, tinha um toque especial quando preparado por ela.  Desejo um feliz dia e mês das mulheres e que os preconceitos e barreiras sejam ultrapassados com o passar do tempo.

Receita do mês: Filé à Parmegiana

Ingredientes

Bife - 300 gr de filé mignon, sal a gosto, cominho em pó a gosto, 01 colher de chá de alho picado, 01 colher de chá de mostarda, 01 colher de chá de vinagre , 01 colher de chá de orégano, 02 ovos batidos, 01 xícara de farinha de trigo, 01 xícara de farinha de rosca, 01 lata de óleo de soja.

Molho - 01 lata de passata de tomate, 01 colher de chá de alho picado,  05 colheres de sopa de cebola branca picada, 01 colher de sopa de azeite extra virgem, sal a gosto.

Gratinar - 150 gr de mussarela fatiada e 50 gr de parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Em uma vasilha misture a mostarda, o vinagre, o alho, o sal, o cominho e orégano e tempere os bifes de file mignon abertos com um martelo para carnes. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos na geladeira para pegar o gosto. Depois empane os bifes com farinha de trigo, ovos e farinha de rosca para assim poder fritar os bifes e reservar.

Enquanto o bife vai marinando na geladeira, refogue o alho e a cebola com azeite extra virgem e adicione a passata de tomate para o molho do parmegiana. Ajuste os temperos com sal e açúcar se necessário, caso esteja com a acidez acentuada.

Depois de fritar os bifes deixe um forno pré aquecido a 200ºC e em uma assadeira disponha os bifes, a mussarela, o molho e depois o parmesão. Agora é só esperar gratinar e servir com um arroz branco e batata frita ou purê de batata. Bom Apetite!


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé