Frio, comida e cobertor

Publicado na edição 421 do Jornal do Sol 

Pois é amigos, o Inverno chegou e junto com ele vem aquela preguiça de sair da cama de manhã cedo. Dá vontade de ficar o dia todo debaixo da coberta vendo aquele filminho e se deliciando com guloseimas. Não sei pra você, mas pelo menos para mim, o frio é um fator preponderante pra que o apetite aumente consideravelmente. É por isso que temos que tomar muito cuidado para não passar dos limites, porque depois já sabe né, haja atividade física para correr atrás do prejuízo. Eu sou suspeito para falar, pois sou comilão por natureza. No entanto, sabemos que o ideal é dar preferência para comidas que aqueçam e deem a sensação de saciedade, assim conseguimos nos controlar para não comer tantos doces e outros petiscos que não fazem tão bem pra saúde. 

As sopas cremosas são uma ótima opção, porque além de saudáveis, têm essas características e ajudam a controlar essa vontade de beliscar o dia todo. Uma dica é sempre dar uma incrementada na sopa para que ela fique mais apetitosa. Veja que na receita de hoje temos um creme de batata baroa, que é super saudável, porém com um leve toque de bacon para dar aquela valorizada no prato, até porque ninguém é de ferro.

Como tudo nessa vida, devemos prezar pelo equilíbrio e não pela privação total, pois já ficou comprovado que nenhum excesso (incluindo a falta) é saudável.  E falando em equilíbrio, com esse friozinho não dá pra ficar sem aquele chocolate quente antes de dormir. Com licença, que vou preparar o meu para assistir um filme e deixo vocês com essa deliciosa receita de creme de batata baroa com farofa de bacon. Aproveitem!

Creme de Batata Baroa com Bacon

Ingredientes:

1 kg de batata baroa em pedaços, 03 xícaras de chá de água, 01 xícara de chá de leite, 02 colheres de sopa de manteiga, 250g de bacon em cubos, 01 cebola picada, 01 caixa de creme de leite 200g, sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto.

Modo de Preparo:

Leve uma panela ao fogo médio e adicione a cebola picada com um fio de azeite até que fique translúcida. Adicione a batata baroa em pedaços e a água. Deixe cozinhar até que fique macio. Transfira para o liquidificador, junte o leite e bata até ficar cremoso. Reserve. Aqueça uma panela em fogo médio, e frite o bacon até dourar, reserve em papel toalha até que fique bem sequinho para finalizar o prato.  Coloque a batata baroa batida em uma panela e adicione o creme de leite, a manteiga e tempere com sal e pimenta, cozinhando até ferver. Em uma sopeira de preferência quente, coloque o creme e finalize com o bacon e a cebolinha por cima. Bom apetite!


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé