Sabores do Mar

Publicado na edição 425 do Jornal do Sol

Uma das vantagens de se morar em uma cidade à beira mar é ter a possibilidade de conseguir todos os dias uma grande variedade de frutos do mar, e o mais importante, é claro, frescos e de qualidade. Aqui na nossa região podemos encontrar uma grande oferta, de acordo com sua sazonalidade é claro, de peixes e mariscos. Desde a Cioba, Budião, Guaiuba, Dentão, Peroá, Cavala, Badejo, Dourado até Bugigão, lambreta, aratu, siri, caranguejo, Guaiamum entre outros, como lagosta, camarões e polvo.

Além de saudáveis, podemos usufruir dessas iguarias por um custo relativamente mais baixo do que nos grandes centros e podemos inventar diversas receitas sem cair na monotonia. É importante valorizar as peixarias locais e consumir esses produtos que ainda servem de base para nossa dieta e economia. Para a receita de hoje iremos executar um bolinho de siri para petiscar e aproveitar no fim de semana com aquela cervejinha bem gelada.

Bolinho de Siri

Ingredientes:

01 kg de catado de siri, 01 cebola branca picada, 01 pimentão amarelo picado, 01 pimentão vermelho picado, 03 tomates picados sem pele e sem semente, sal a gosto, 01 limão Tahiti, pimenta Tabasco a gosto, pimenta do reino a gosto, 50 ml de azeite de dendê, 02 pães de sal dormidos, 500 ml de leite de coco, salsinha picada, 01 ovo batido, 150 g de farinha de trigo, 150 g de farinha panko, 01 litro de óleo de soja.

Modo de Preparo

Primeiramente, limpe o catado de siri, lave bem e deixe escorrer. Em uma panela quente, coloque o azeite de dendê e refogue a cebola e os pimentões picados. Depois que já estiverem refogados adicione o siri. Tempere com sal, pimenta do reino, o sumo do limão e umas gotinhas de tabasco. Misture bem e adicione o tomate picado.

Em um liquidificador coloque o pão de sal com o leite de coco e bata até ficar uma pasta homogênea. Misture essa pasta com refogado e deixe cozinhado ate que solte do fundo da panela e esteja com uma boa consistência. Finalize com a salsinha picada e reserve na geladeira para que esfrie. Depois de frio, pegue a massa e divida em pequenas porções de 50 gramas para enrolar os bolinhos. Depois de enrolar, empane com farinha de trigo, ovo e farinha panko. Frite no óleo de soja em fogo médio até que fiquem dourados. Agora é só servir com um molhinho de pimenta ou uma maionese temperada e bom apetite!


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé