Tudo acaba em pizza: receita para o fim de semana

Chef Caio Silva

Caro leitor do Jornal do Sol, esse mês venho mostrar um pouco da minha indignação de como toda essa questão do enfrentamento ao Covid-19 vem sendo muito mal administrada em todos os setores da nossa sociedade. E deixei para o final uma receita de pizza bem clássica para não perder o costume.

Desde o começo fomos pacientes e compreensivos com todo os requisitos para reabertura do comércio, e mesmo com todo prejuízo financeiro que ficou para trás, entendemos que a saúde é o bem mais importante. Já dizia minha mãe “saúde em primeiro lugar, o resto a gente corre atrás”.

Minha indignação não é pelo fato de termos que nos limitar, eu entendo que é necessário para salvar vidas e sofri dentro da minha família uma derrota para essa doença. Mas por que não responsabilizar quem de fato instiga as aglomerações, com multas e sanções, ao invés de prejudicar toda uma sociedade? Cadê a fiscalização na hora que realmente precisa estar presente para coibir essas irregularidades?

Outra coisa que eu fico me questionando é qual seria a dificuldade de nos programarmos para tal situação? É sempre tudo no último minuto. Na mesma semana saem meia dúzia de decretos que nos deixam mais perdidos do que de fato informados. A situação da pandemia por si só já é desgastante e do jeito que vamos levando, só vai prolongando cada vez mais essa agonia que parece não ter fim.

Na verdade, acredito que todos nós como cidadãos temos que assumir nossas responsabilidades e colaborar para vivermos em uma sociedade mais organizada e saudável. Lembre-se que aqueles que nos governam são reflexo do nosso povo.

Agora, antes que eu me esqueça, vai uma pizza aí?

Pizza Marguerita

Ingredientes:

Massa: 300 g de farinha de trigo, 08 g de sal refinado, 02 g de fermento biológico seco, 04 g de azeite extra virgem, 200 g de água.

Molho: 200 g de tomate italiano, 02 dentes de alho, sal a gosto, 05 ml de azeite.

Recheio: 200 g de mussarela, 02 tomates em rodela, manjericão a gosto.

Modo de Preparo:

Massa: Em um bowl misture a farinha e o sal. Em um outro bowl, misture a água com o fermento e o azeite extra virgem. Depois, coloque essa mistura na farinha e vá mexendo até que fique uniforme e consistente. Deixe descansar por 15 minutos. Agora, corte essa massa em duas partes iguais e continue misturando até modelar a massa em um formato de bola. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por pelo menos 04 horas em temperatura ambiente.

Molho: Bata o tomate italiano no liquidificador até que forme um purê. Depois, em uma panela doure levemente o alho e adicione o tomate batido e tempere com sal. Reserve. 

Recheio: Rale a mussarela, corte o tomate em rodelas e desfolhe o manjericão.

Montagem: Pré aqueça o forno a 300ºC ou o máximo que puder. Abra a massa com a mão ou com o rolo sempre enfarinhando para que não grude. Cuidado para não abrir muito para que não quebre. Adicione o molho e depois a mussarela e o tomate. Asse por pelo menos 5 a 10 minutos. Vai depender do seu forno, por isso sempre vá checando para que não queime. Finalize com o manjericão e um fio de azeite. Bom apetite!


Caio Silva é Chef do Restaurante Banzé

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Vacina natural

Refresco de Verão

Adeus 2020, seja bem-vindo 2021!

Sabores do Mar

Seguimos em frente