Chegou a época de pensar no verão

Publicado na edição 424 do Jornal do Sol

Nesta época do ano, muitas pessoas começam a se organizar para o verão. Esta organização acontece em vários sentidos: programar viagens, férias das crianças e festas de final de ano. É neste período também que se começa a perceber o excessos que foram cometidos no inverno e, em alguns casos, a constatação de ganho de quilos indesejáveis.

Como ainda faltam alguns meses para o verão, que é a estação onde o corpo mais fica em evidência, chegou a hora de planejar e traçar metas para exibir um corpo saudável e ter boa saúde para aproveitar a estação mais quente do ano.

Abaixo estão algumas medidas para ajudar na perda de peso e atingir o objetivo para o verão:

- Tenha uma expectativa de emagrecimento dentro de uma realidade acessível, ou seja, evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

- Faça pelo menos 6 refeições por dia (3 principais e 3 pequenas refeições intermediárias).

- Beba de 6 a 8 copos de água por dia, isto equivale de 1,5 a 2 litros. Refrigerantes e água com gás devem ser evitados.

- Não coma entre as refeições, principalmente alimentos calóricos. Frutas e iogurtes light são ótimas opções.

- Inicie as refeições com saladas cruas. Inclua em duas refeições: almoço e jantar.

- Faça atividade física com regularidade, 3 vezes por semana por 30 minutos. A caminhada é uma boa pedida.

- Os adoçantes ajudam no processo de emagrecimento, prefira os que tem princípio ativo a base de stevia, frutose ou sucralose.

- Não exagere no consumo de café; 100 ml por dia são suficientes e não comprometem a saúde.

- Bebidas alcoólicas são calóricas, principalmente cerveja. Prefira uma taça de vinho que é mais saudável.

- Para as sobremesas prefira as frutas.

E, por fim, vale essa dica: consulte um profissional nutricionista para avaliar as verdadeiras necessidades em relação a quantos quilos você precisa emagrecer e em que pontos sua alimentação deve ser mudada ou adaptada. É a famosa reeducação alimentar. A nutricionista vai ajudar no sentido de definir uma estratégia para o emagrecimento saudável.

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento

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