Bloco das Fraldas espalhou humor e alegria pelo circuito

Eles são irreverentes e engraçados. Os “meninos” do Bloco das Fraldas saíram em 2019 com fraldas estampadas com temas infantis. Fofoquinhas, toquinhas e babadores, peças do vestuário dos bebês, foram sucesso mais uma vez, em diversas estampas e cores. Muita alegria e descontração marcou o desfile, no dia 1º/03/19, partindo do Bar Nosso Point, o antigo Brasileirinho, em frente ao Centro de Cultura, à noite. “Foi a fantasia mais bonita de todos os tempos”, disse Renato Pestana, fundador do bloco. 

Este ano, o bloco, formado por 340 foliões, fez um recadastramento e para atualização de dados e melhor organização do bloco, segundo Pestana. “Estamos tentando melhorar o controle dos foliões. Com o crescimento, isso ficou mais complicado e a gente resolveu informatizar.” Fazem parte do bloco 340 pessoas, mas todos os anos, são reservadas 270 vagas para quem quiser ir à folia fantasiado. 

História das Fraldas

“Em dezembro de 1975, alguns amigos, voltando da praia, e depois de terem tomado muita cachaça” – assim disse o diretor Renato, resolveram fundar um bloco de Carnaval. Eles se organizaram e saíram no Carnaval de 1976, com o nome Unidos do Pacatá, e posteriormente, teve o nome de Filhos da Kojac.

O abre-alas do bloco tinha um casal – cuja cena era protagonizada por dois homens, com um deles vestido de mulher, já que o bloco é essencialmente masculino; e os demais componentes vinham atrás e representavam os filhos do casal, usando fraldas, babadores e chupetas. Já naquela época, eram acompanhados por uma charanga e movidos a cerveja num carro de apoio.Eram isolados do público por uma corda conduzida pelas esposas, namoradas e demais familiares. O ingresso de novos foliões se dava por uma indicação dos participantes e aprovação da diretoria. Assim foi por 30 anos. Na última década, com o crescente número de participantes, o bloco foi se profissionalizando, novas regras foram criadas e outras mantidas e o nome mudou para Bloco das Fraldas.