No Carnaval 2020, Suvaco do Cabral exalta todos os santos de Porto Seguro

Em seu quinto ano, o Bloco Carnavalesco Suvaco do Cabral levará para a avenida o enredo “Porto Seguro de Todos os Santos, Todos os Santos de Porto Seguro”, reverenciando o sincretismo religioso baiano. A letra do samba que vai às ruas no dia 29/02/20,  homenageia santos e orixás e rende tributo às padroeiras de Porto Seguro e Arraial – Nossa Senhora da Pena e Nossa Senhora d’Ajuda. E também a Santa Dulce – o Anjo bom da Bahia -, primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada.

Os santos festeiros Sebastião, Brás, Antônio, João e Pedro, celebrados em todo o Nordeste, também são exaltados. Assim como São Jorge, São Cosme e São Damião. E faz deferência aos orixás Oxalá, Oxumaré, Iemanjá e Xangô. As primorosas letra e melodia foram elaboradas pela ala de compositores do bloco e são assinadas por Itamar, Sérgio FAB, Reis FAB, Félix FAB, Robson FAB e Wdson. De acordo com Renata Tardin, presidente do Suvaco do Cabral, o samba enredo é uma obra prima e tem tudo para funcionar na avenida.

A expectativa para o desfile, no sábado após o Carnaval oficial, é que cerca de 800 foliões acompanhem o bloco pelas ruas de Porto Seguro, com concentração a partir das 16h no Trevo do Cabral e saída as 18h, logo após à lavagem da estátua do navegador português pelas baianas do Clube da Melhor Idade. O cortejo segue pela avenida 22 de Abril, Passarela do Álcool, praça da Bandeira, ruas Getúlio Vargas e 02 de Julho, com término na Praça da Casa da Lenha.

Até lá os suvaquenses têm encontro marcado nas rodas de samba e ensaios abertos que acontecem todos os sábados no Gallo Music Bar, a partir das 17h. Além dos ensaios da bateria, todas as terças e quartas-feiras, às 19h30, no Centro de Cultura. A presidente do bloco aproveita para fazer a convocação: “Vamos juntos reverenciar o samba e a religiosidade da Bahia! Vamos que vamos, Suvaco!”


Fonte: Ascom Suvaco do Cabral - Fotos: Carnaval 2019

© 2020 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade