Covid e eleições aumentam incertezas sobre Réveillon e Carnaval 2021

Alguns países onde a pandemia de Covid-19 registra queda no numero de ocorrências já abriram seus espaços para programações que envolvem grandes públicos. Alguns deles com maior cuidado, estão criando formas de oferecer mais segurança às pessoas, com programação diferenciada e distanciamento entre poltronas e mesas disponíveis.

Em Porto Seguro, de acordo com o secretário de Turismo Paulo Cezar, ainda não há como definir programação do Réveillon nem a do Carnaval 2021, uma vez que eventos de grande públicos ainda estão proibidos devido à pandemia, e não têm data prevista para a retomada das agendas.

Em Salvador, numa coletiva de imprensa dia 18/08/20, o prefeito de Salvador, ACM Neto, também afirmou que não há data definida para o Carnaval 2021. A folia momesca deverá ser adiada. ACM Neto falou que é provável que em breve seja anunciada a decisão sobre a realização da festa, mas que nada está oficializado. “Tenho mantido contato com outros prefeitos. Estamos tentando desenhar uma nova data, construir um novo calendário em 2021 para o Carnaval de Salvador e de outras praças do Brasil", disse.

Sobre a programação de Réveillon, a Festa Virada Salvador, com duração de cinco dias, o prefeito afirmou que será realizada dentro de um novo formato mas que as propostas ainda serão desenhadas.

Salvador e Porto Seguro são as cidades baianas com a programação mais vasta nestes períodos e, durante todo o ano, o trade turístico se prepara na expectativa de receber visitantes de todos os lugares do mundo.  Além disso, um grande número de pessoas sai da folia de Salvador para fechar o seu Carnaval em Porto Seguro.

Eleições 2021

Uma das preocupações de candidatos à eleição da gestão municipal é o período de transição entre um governo e outro. Este ano, devido ao adiamento das eleições, este tempo será mais curto. Além das incertezas e mudanças deixadas pelo Covid-19, a nova maneira de realizar estas festas será um desafio para as próximas gestões municipais, que serão efetivamente conhecidas apenas no final de novembro de 2020.

© 2020 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade