Alunos do MAMA Trancoso lançam livro sobre vida marinha

Nove alunos do grupo MAMA Trancoso (Movimento Ambientalista Mukaú Aponem), lançam, no dia 07/06/19, das 17h às 21h, o livro: “De Mar a Mar”, na Associação Despertar Trancoso, em Trancoso. O evento conta exposição de trabalhos realizados pelos jovens, palestra com temática de preservação da vida marinha, coquetel e mesa de autógrafos, com sorteio de um exemplar do livro.

Os autores são: Davi Reis, Dionisio Avelar, Eliene Cascalho, Hilma Cascalho, Isadora Consorti, Karine Rodrigues, José Maicon dos Santos, Nathália Tharlher e Uirlon Limar. O livro trata das condições críticas da vida marinha e tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a necessidade urgente de interromper o atual ciclo de destruição e degradação dos mares. A obra é ilustrada com fotos feitas pelos próprios autores.

O questionamento é um dos temas relacionados pela ONU (Organização das Nações Unidas) como objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) - um projeto para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos até o ano de 2030 - com ideias e conceitos apresentados pelo MAMA Trancoso na Assembleia de Inverno de 2017 e 2018 das Nações Unidas na cidade de Nova York.

O grupo de jovens ambientalistas do projeto MAMA Trancoso, tem dois anos de existência, foi criado pela ONG Despertar, como uma oficina de educação ecológica, e tem como ação principal, a conscientização sobre o manejo impróprio do lixo.

A abordagem inovadora de ativismo e educação ambiental do grupo MAMA de Trancoso tornou o projeto finalista do Prêmio 2018 de Visão Sustentável da BLTA (Associação Brasileira de Viagens de Luxo) atraindo doações de outras ONGs como Escola de Ativismo e Conservação Internacional e contribuições criativas de talentos conhecidos dedicado à preservação ambiental. Exemplos disso são o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch e estrelas internacionais do mundo das artes e do entretenimento, como o cantor Sufjan Stevens, a comediante Ruby Wax, o pintor Nathaniel Mery Quin; figuras da mídia como Anderson Cooper e o estilista Wilbert Das, cujo hotel e empresa de design UXUA é co-fundadora do projeto MAMA Trancoso e subsidia os salários de seu corpo docente, incluindo biólogos e engenheiros ambientais, além de especialistas em fotografia, vídeo e comunicações.

A equipe de alunos produziu também um curta metragem, que pode ser visto no link: www.vimeo.com/273835377


Fonte: MAMA