Christiane Cancela: renovação, sucesso e força

A empresária Christiane Cancela

 

 

 

 

 

 

Em pouco mais de uma década na área de Comunicação, vivi situações muito interessantes. Percebi que, de nenhuma delas saí vazia. Sempre aprendo algo, o que me faz ter ainda mais paixão pelo que faço. Com a entrevistada da coluna Mulher Empreendedora deste mês não foi diferente.

Admiro muito pessoas proativas, que conseguem gerir diversas situações com sabedoria e classe ao mesmo tempo. E Christiane Cancela, proprietária da rede de Boutique de Joias, Christian Presentes (junto com seu marido, Manoel Cancela) é uma dessas pessoas. Sentamos em uma tarde ensolarada para falar um pouco sobre os pontos da entrevista, e tive o prazer de conhecer um pouco mais sobre esta mãe, empresária e grande mulher.

Estávamos em um café, próximo a uma das lojas de sua propriedade. Todos que passavam a cumprimentavam com alegria.  Falamos, dentre outras coisas, sobre sua trajetória, o dom para vendas, que surgiu ainda criança no fundo do carro da mãe (de quem herdou tal talento), da perda repentina do pai aos 12 anos, da importância de conhecer e participar a fundo do próprio negócio. Fica aí uma dica extra para quem está começando.

 

Conceito de Sucesso

A Christian Presentes pode ser considerada um “negócio de família”. Enquanto estudava e estagiava em outra área, Christiane ajudava a mãe na venda de joias. Com o passar dos anos, a demanda foi tão grande que, necessitou de um ponto fixo para atender a quantidade de clientes, que só cresce a cada ano. E lá se vão 25 anos de sucesso.

Perguntei, então, a Chris, o que ela entendia por sucesso. “É gostar do que faz, viver a vida com honestidade, dignidade, lealdade, colocando em prática a realização dos sonhos e metas em busca da satisfação pessoal, sem passar por cima dos outros, com ética e muito caráter”, afirmou.

Com bases fortes, a árvore cresce sólida e capaz de se manter de pé, independente dos ventos ao seu redor. E para ela, seu exemplo de base e força para ser uma grande mulher veio da sua mãe “mulher de muita garra, determinação, cheia de vontade para vencer na vida”, complementou cheia de orgulho e satisfação.

Aceitação e força

Para vencer na vida é preciso ser forte. E Christiane é a prova disso. Passou por inúmeras provações, mas, todas elas foram superadas com sabedoria e utilizadas como lição. O que mais a marcou, foi a perda do pai. Sobre o ocorrido ela diz: “Sei que Deus está no controle de todas as coisas, por isso busco forças em boas lembranças da infância, me fortalecendo dia após dia em oração”.

Família e carreira

Muitas mulheres que estão no mundo dos negócios temem a maternidade, e vice-versa. Acreditam que uma coisa pode atrapalhar a outra. Porém, Christiane, que é casada há pouco mais de 27 anos e mãe de dois meninos (Christian, de 24 anos e Manoel, de 4) acredita que dá sim para conciliar as duas coisas. 

“É importante manter o equilíbrio. A dedicação a uma coisa não exclui a atenção a outra. Às vezes, tenho que abrir mão de algumas coisas, o que é normal! O fato é que vida profissional e vida pessoal devem andar em harmonia. Com a colaboração de todos (marido, filhos e colaboradores) consigo colocar as coisas nos devidos lugares e conciliar de forma eficaz. Nossa família, por exemplo, está o tempo todo se ajudando nas nossas lojas”.

Nas horas vagas, os momentos com a família são a prioridade da empresária que também gosta de ler, curtir a praia e cozinhar. Este é um ponto importante para que as coisas fluam com mais facilidade.

Para finalizar, Christiane deixa um conselho para as mulheres que, assim como ela, desejam empreender: “Acredito que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Está tudo aí disponível, basta que se tenha disposição para olhar para dentro e muita dedicação para alcançar as metas profissionais e pessoais. O planejamento é decisivo: pensar exatamente, e por bastante tempo, no que vai fazer, como vai fazer e quanto dinheiro precisa ser aplicado”, ensina.


Kássia Luana é consultora de comunicação, imagem e vendas. Contatos fone (73) 99832-4856 (WhatsApp)