Voluntários de Santo André e Belmonte pedem ajuda para coleta do óleo nas praias

No dia 01/10/19, em Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália, voluntários continuam se reunindo para retirar fragmentos de óleo nas praias de Guaiú. Eles se queixam de que faltam equipamentos de proteção individual (EPIs) e se mobilizam para doações. Através de manifestações em redes sociais, afirmam que a população está enfrentando dificuldades para deixar as praias limpas. E diz que o óleo está invadindo rios e mangues. "Precisamos de ajuda e reforço".

A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália emitiu nota reiterando que as manchas de óleo registradas em algumas localidades “representam um risco não desprezível à balneabilidade de algumas praias, sobretudo na Orla Norte”. E que, para ratificar essa suspeita, seguem aguardando relatório da avaliação dos órgãos oficiais (Marinha, Ibama e Inema). Na nota, a secretaria pede à população que continue sua importante colaboração na informação de novas ocorrências.

Em Belmonte, um vídeo enviado por moradores mostra uma faixa de praia onde também estão sendo recolhidos fragmentos do material, após nova baixa da maré. Voluntários também reclamam de que faltam EPIs e pedem ajuda para disponibilização de meios de transporte e diesel para embarcações usadas nas operações de coleta.