Usuários ainda têm muitas dúvidas e reclamações sobre o Zona Azul

O estacionamento rotativo em Porto Seguro foi implantado em outubro de 2019. Cinco meses depois, muitas dúvidas e reclamações ainda são comuns entre os usuários. Na primeira quinzena de janeiro, clientes reclamaram, por exemplo, de cobrança da tarifa após as 18h na avenida Getúlio Vargas. Mas o gerente operacional da APP Parking Porto Seguro, empresa que administra o serviço, Diogo Quaresma, afirma que “de segundas às sextas-feiras, a partir das 18h, e aos sábados, a partir do meio-dia, a cobrança só está ocorrendo nas avenidas 22 de Abril, Navegantes e Descobrimento”.

As informações com horários e localidades foram divulgadas em comunicado pela prefeitura em 2019, após manifestações da população e recomendação do Ministério Público. Diz o comunicado: “nas avenidas 22 de Abril, Navegantes e do Descobrimento, a cobrança será de segunda a quinta, das 8h às 20h; sendo estendido o horário de cobrança às sextas, sábados e domingos para o período das 8h às 24h. Nas demais ruas, a cobrança será das 8h às 18h; aos sábados das 8h às 13h e aos domingos, livre”. Mas, na av. Getúlio Vargas, as placas indicativas do serviço informavam equivocadamente que ele funciona de segunda a domingo, das 8h às 24h.

Leitores do Jornal do Sol fotografaram monitores fazendo cobrança da tarifa na av. Getúlio Vargas após às 18h. “Chegou um pessoal aqui na loja às 18h12 e perguntou como funciona ‘esta Zona Azul’. Olhei, não vi os monitores e falei que nesta avenida é até as 18h, apesar da placa não indicar isso. Às 18h21 (horário da foto) a monitora apareceu e colocou um ticket no carro. Questionei se não era até as 18h e ela me falou que é até as 19h. Ligou para a central, depois veio me falar que funciona até as 18h, mas se o carro tiver crédito, é cobrado mesmo depois das 18h. Então, não entendi”, disse um comerciante com loja na Getúlio Vargas. Há outros registros de monitores fazendo cobrança da tarifa na av. Getúlio Vargas às 19h08 e às 19h12, numa quarta-feira.

Reclamações durante o Carnaval

No sábado de Carnaval, 22/02, usuários reclamaram de novas cobranças indevidas. Na av. Getúlio Vargas, continuou a cobrança às 14h, 20h, 21h e 22h; e os “azuizinhos”, como são chamados os monitores, estavam afirmando que as cobranças eram até à meia-noite, naquele local. “Estou indignado! Não respeitam nem o acordo que fizeram com o Ministério Público”, observou um comerciante.

Um morador que não quis ser identificado, afirmou: “no sábado, a gente parou o carro às 20h na rua do Boticário. Simplesmente o azulzinho veio cobrar. Falamos com ele que naquele horário estava errado cobrar, e ele respondeu que era porque a Passarela foi fechada para ser o circuito do Carnaval e eles tinham que cobrar em outras ruas. Que absurdo! Porque fechou a Passarela do Álcool, o consumidor tem que pagar para eles não pararem de faturar?”

Moradores x turistas

Nas ruas, as abordagens mais comuns, segundo o monitor Iago Magno Jesus, são reclamações e dúvidas sobre o serviço. Algumas delas são sobre o aumento do valor mínimo de inserção de créditos na placa através do aplicativo para R$ 20,00. Sobre o assunto, o gerente da APP Parking argumenta que “o valor mínimo para a compra de créditos na placa é de R$ 20,00 por se tratar de um benefício fornecido pelo nosso sistema, mas a compra de tickets pelo valor fracionado continua da mesma forma”. Nos panfletos distribuídos à comunidade, a informação é de que “a fração mínima de compra de períodos é de uma hora na tarifa azul” e de quatro horas na tarifa verde (sem limite de permanência).

A empresa também afirma que não houve acréscimo nos valores para moradores, de R$ 2,00 para R$ 4,00 em janeiro, como afirmaram alguns usuários. “Não teve mudança na tarifa. Todo morador de Porto Seguro deve se cadastrar na empresa para receber o desconto. Caso contrário, deve apresentar junto ao documento do veículo o comprovante de residência em seu próprio nome. Se o veículo for emplacado em Porto Seguro, basta apresentar o documento do carro”.

Carros de moradores e com placa do Mercosul devem ser cadastrados na sede. O não cadastramento gera cobrança de tarifa de turista (a partir de R$ 4,00). O cadastramento é rápido. E para evitar a taxa de pós-utilização, cobrada em caso de extrapolação de horário, o usuário deve manter um crédito a partir de R$ 2,00.

Outra dúvida é o que fazer quando condutores precisam sair da vaga e efetuar o pagamento, mas não encontram os monitores no local. A empresa esclareceu que estes motoristas não precisam esperar o monitor voltar. Basta ir em busca de outro monitor qualquer, mesmo se estiver no período de tolerância. E se perder a nota da cobrança, pode fazer a busca baixando o aplicativo, que tem o nome da empresa (APP Porto Seguro Inteligente) e pagar via cartão de crédito. Ou ainda, ir até a sede, na rua Conselheiro Viana Filho, 74 – próximo à balsa, onde poderão ser dirimidas todas as dúvidas.A supervisora informa ainda que a empresa está trabalhando com proposta de descontos.

Dói no bolso

Pelo site e pelo aplicativo, as pessoas podem adquirir créditos antecipadamente, o que também pode ser feito com os monitores, na sede da empresa e nos postos conveniados, segundo a empresa. Serão 50 postos conveniados. A supervisão do serviço afirma entender que "no início tudo é um aprendizado e envolve expectativas sobre a receptividade por parte do público. Algumas pessoas entendem o serviço, mas a população não quer pagar de jeito nenhum”.

As queixas mais comuns na sede da empresa envolveram ajustamento de valor das tarifas e tolerância, após o que houve redução da taxa para morador pela metade e a inclusão da tolerância de 10 minutos, seguindo recomendação do Ministério Público. A empresa afirma ainda que todas as queixas que chegam ao balcão, são ouvidas e melhoradas, propondo mudanças. "A empresa veio agregar, gerar trabalho, gerar imposto, não queremos confrontar. Temos um tratamento muito humanizado”.

De acordo com a supervisão, todas as pessoas contratadas para trabalhar na empresa são da região. Atualmente, são cerca de 85 monitores. E que os monitores são treinados e têm carteira assinada. “Para a maior parte deles, é a primeira experiência de trabalho.Há um alto índice de demissão e contratação. As demissões são sempre pela conduta em relação ao cliente. E nós queremos um vendedor que explique todas as situações e que tenha habilidade em esclarecer as dúvidas.” A empresa afirma que quer prestar um atendimento de qualidade.