Missão que atende moradores de rua precisa de ajuda

A Missão Anjo Bom realiza há dois anos e meio uma ação social de atendimento a pessoas em situação de risco social e moradores de rua. Faz parte do Projeto Filho Pródigo, da Associação Mariana Angelus (AMA), formada por fiéis católicos, e é chamada assim em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia.

De acordo com a coordenadora Juliana Cacace, o trabalho recebeu, recentemente, uma casa na Praça Antônio Tito, conhecida como Praça do Skate. O imóvel cedido está passando por uma reforma para o trabalho de acompanhamento das pessoas atendidas nas ruas. Neste momento, a missão precisa de ajuda nesta obra, que envolve também a revitalização da praça e a manutenção dos almoços servidos todos os dias. Para isso, conta com voluntários e doações recebidas através das redes sociais, sejam elas materiais ou financeiras.

Juliana afirma que, enquanto é realizada a reforma, a distribuição do almoço tem sido feita na própria praça Antônio Tito, diariamente, entre 12h30 e 13h30. “Até que possamos nos instalar definitivamente para fazer um trabalho mais adequado às necessidades dessa população, onde serão servidos, todos os dias, das 9h às 17h, aproximadamente 50 cafés da manhã; de 80 a 150 almoços; e 50 sopas, à noite”, diz.

O projeto oferece também higienização, com cortes de cabelo, unhas e banho, auxílio com documentos e contatos com parentes, entre outros serviços de apoio. Para receber o atendimento, é necessário que a pessoa esteja em situação de rua, sem moradia fixa ou em estado de extrema dificuldade social.

Planos de reintegração

Os planos para depois da abertura da casa são de integrar as pessoas atendidas de volta à sociedade, ajudando no processo de recuperação, oferecendo palestras, dinâmicas, suporte e acompanhamento com saúde e evangelização, bem como contribuir para que voltem a ser autossuficientes. Além do trabalho com os moradores de rua, a AMA tem projetos a serem realizados com crianças e idosos, assim que concluírem a revitalização da praça, conforme relata Juliana.

“Buscamos transmitir a todos que chegam para se voluntariar, que ofereçam não só um prato de comida, mas amor a estas pessoas. Elas buscam ali, muito mais que alimento físico. Buscam ser vistas e olhadas nos olhos, procuram não ser tratadas como fantasmas ou como lixo, como eles mesmos se autodenominam. Eles querem nosso abraço, o respeito ao ouvi-los, o carinho em ajudá-los gentilmente com um copo de água, ou simplesmente um bom dia com um sorriso estampado no rosto”, relata a coordenadora. Para ela, o que está em jogo nesse trabalho, no dia a dia, é devolver a dignidade destes seres humanos, quando a maioria das pessoas passa por cima ou troca de calçada quando cruza com eles nas ruas. “Por isso, o lema da Missão é ‘Vamos combater o vírus da indiferença!’”

Para ajudar a Missão Anjo Bom, entrar em contato pelo Whatsapp(73) 99993-1833; Facebook: Missão Anjo Bom; Instagram: @missaoanjobom.