Marinha alerta sobre nova formação de ciclone no Sul da Bahia

Dia 23/10/20, a Marinha do Brasil expediu nota à imprensa alertando sobre a previsão do tempo para os próximos dias no Sudeste do Brasil e Sul da Bahia. As informações são do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).

De acordo com a nota, há condições atmosféricas favoráveis à formação de um ciclone subtropical no Oceano Atlântico, a partir da noite do dia 25/10/20, sobre a área marítima Delta, adjacente ao norte do estado do Rio de Janeiro, ao Espírito Santo e ao Sul da Bahia.

“As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais e há a possibilidade de ocorrência de ventos sustentados sobre o mar de até 35 nós (aproximadamente 65 km/h) com rajadas, entre a noite do dia 25, dias 26 e 27/10. O mar também poderá ficar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até quatro metros. A convergência de umidade associada à formação da área de baixa pressão sobre o oceano poderá ocasionar chuva intensa, com previsão de acumulados entre 80 mm e 100 mm/dia, nos dias 26 e 27 sobre a área marítima mencionada e o litoral adjacente.” Os ciclones são fortes ventos com chuvas formadas em centros de baixa pressão, ou seja, áreas associadas à formação de nuvens, à umidade e a tempestades.

De acordo com a nota, o CHM, o CIMAER, o CPTEC e o INMET manterão o acompanhamento da evolução deste cenário, para o início da próxima semana, e emitirão os avisos necessários aos navegantes e à população em geral.

A Marinha disponibilizou canais de informação sobre os avisos de mau tempo em vigor, o endereço eletrônico: https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. E informou que, “adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo ‘Boletim ao Mar’, disponível para download na internet para o sistema Android, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (Rumar).

A Marinha alerta ainda e solicita aos navegantes que consultem essas informações antes do planejamento de suas expedições ao mar e solicita ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

De acordo com o CPTEC e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão do tempo para Porto Seguro durante o dia 24/10 é de “variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora. A mínima está em torno de 21° e máxima em torno de 28°.

Tempestade atingiu diversas edificações em Porto Seguro

Dia 23/10, uma tempestade tropical atingiu a Costa do Descobrimento, levando susto e prejuízos causados pelos ventos fortes e muita chuva, em Porto Seguro. Na Praça do Relógio, onde fica uma área de concentração de bares, quiosques, restaurantes e lojas de artesanatos e souvenir, foram arrancados telhados e estacas de sustentação. Cadeiras e mesas de plástico dispostas no local foram atiradas para o meio da rua.

A tempestade destelhou lojas do Centro, casas e templos, além de atingir os bairros. O Supermercado Cambuí teve partes do telhado perfuradas e arrancadas e amanheceu com os corredores alagados e as gôndolas encharcadas. Funcionários se empenham na limpeza do local.

Moradores registraram por meio de fotos e vídeos e publicaram nas redes sociais, admirados com o fenômeno. Não há noticia de pessoas atingidas pela tempestade. As informações são de prejuízos apenas materiais.