Roberto Martins lança livro sobre história de Porto Seguro

 

O jornalista baiano Roberto Martins vai lançar, no dia 30/06/18, o seu mais novo livro “Porto Seguro: história de uma esquecida capitania”. A cerimônia de lançamento será no Museu do Descobrimento, na Cidade Histórica, em Porto Seguro, às 16h00. A obra é uma publicação em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA Cultural).

O livro é o resultado de um trabalho incansável de pesquisa do autor, que reuniu dados e depoimentos valiosos de testemunhas que fizeram história, além de informações coletadas em bibliotecas em Salvador e Rio de Janeiro. A obra é dividida em três fases. Descoberta, em que o autor discute as polêmicas da chegada portuguesa, povoamento da América, prosperidade da capitania; Esquecimento, em que fala dos quatro séculos de história da capitania; e Redescoberta, em que mostra a transformação da capitania em um polo turístico brasileiro de grande visitação.

Roberto R. Martins nasceu em Ipiaú e mora em Eunápolis desde 1983. Foi preso político e dos seus estudos no presídio, resultou o livro: Liberdade para os brasileiros - anistia ontem e hoje, publicado em 1978. Também publicou a novela “O Usurário” e, recentemente, romance “O prefeito”, ainda no prelo.