Canto em Trancoso: concerto de encerramento terá peças de Bach e Vivaldi

 

Bolsistas do Brasil inteiro iniciam a 5ª academia Canto em Trancoso neste sábado, 07/07/19 e, após uma semana acadêmica de imersão, encerram com um concerto regido por Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck, da Alemanha. A apresentação será no sábado, 13/07, às 18h30, no Teatro L’Occitane, em Trancoso. Os cantores irão interpretar as peças Magnificat, de Johann Sebastian Bach, e Gloria, de Antonio Vivaldi, juntamente com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

Pelo quinto ano consecutivo, o Canto em Trancoso, projeto do Mozarteum Brasileiro em parceria com a Chorakademie Lübeck, permite que jovens talentos do canto erudito se aprimorem e aprendam novas técnicas vocais com relevantes professores estrangeiros.

A academia obteve 145 inscritos de 14 estados do Brasil. Desses, 38 cantores foram selecionados para uma bolsa completa de estudos com profissionais estrangeiros. Eles recebem uma bolsa completa para uma semana de estudos em Trancoso (viagem área, transporte terrestre, hospedagem e alimentação); e de 7 a 13/07, terão aulas ministradas por grandes especialistas do gênero: o alemão Rolf Beck da Chorakademie Lübeck, Lucia Duchonová, mezzo-soprano eslovaca, o holandês Marcel Boone, professor da Hochschule für Musik, de Basileia (Suíça), e a holandesa Renate Arends, do Conservatório Real de Haia. No encerramento, serão anunciados os bolsistas que mais se destacaram, os quais ganharão uma bolsa adicional para mais um período de aperfeiçoamento na Alemanha, em 2020.

No concerto de encerramento, o público terá a chance de apreciar duas relevantes obras-primas do repertório vocal. As peças que compõem o programa da academia também são importantes para a evolução e aperfeiçoamento de cantores eruditos. Inicialmente escrita para ser lançada na véspera do Natal, Magnificat, de Bach, passou por mudanças após a data, para que pudesse ser interpretada em qualquer época do ano, como é caso da versão de Canto em Trancoso. Já Gloria, de Vivaldi, composta em 1715, é uma preciosidade da música barroca e uma das peças mais conhecidas do universo sacro.

Ingressos a preços populares já estão à venda. R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada, pelo site do Mozarteum Brasileiro: https://mozarteum.byinti.com/#/ticket/eventInformation/oBOeen9BFhmeKDKMaNbD

O Teatro L’Occitane fica situado na Estrada Municipal de Trancoso, km 19, s/n - Trancoso, Porto Seguro, BA. Telefone para contato: (73) 3668-1487


Fonte: Ascom Mozarteum Brasileiro