Projeto incentiva setor de panificação e massas no Extremo Sul

Os pequenos negócios do segmento da panificação e massas alimentícias do Extremo Sul baiano terão ações voltadas para aumentar a sua competitividade no mercado, visando a melhoria da gestão empresarial, inovação e sustentabilidade das empresas. Esse é o objetivo do Acordo de Resultados do Projeto de Panificação e Massas Alimentícias, oficializado no dia 26/01/16, durante a reunião de Contratualização do Projeto de Panificação, na sede do Sebrae Teixeira de Freitas.

O projeto vai realizar uma série de capacitações, tendo como público-alvo as micro e pequenas empresas do setor nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri, Itamaraju, Eunápolis e Porto Seguro. Para o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito, a ação é uma oportunidade de crescimento no mercado. “O projeto de panificação é a chance do empresário do setor conhecer uma gestão diferenciada e novidades do segmento, debater melhorias, trocar experiências, aprender a inovar e a reduzir desperdícios, além de melhorar sua produtividade, organizar o setor financeiro e a exposição dos produtos, e fortalecer a sua marca, entre outros aspectos”, destacou Brito.

O projeto é uma parceria do Sebrae e do Serviço Social da Indústria (Sesi), Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), Sindicato do Comércio de Teixeira de Freitas (Sincomercio), Secretaria Indústria, Comércio e Turismo de Teixeira de Freitas/BA, Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas/BA.

De acordo com o trainee do Sebrae, Wagner Carvalho, o segmento escolhido foi feito a partir de um estudo detalhado do setor da Indústria no Estado da Bahia. “Os critérios para priorização levaram em consideração a importância social e econômica da atividade, geração de emprego, nível de organização empresarial, existência de convênios, possibilidade de diferenciação e potencial de competitividade das atividades na região”, explicou.

Estiveram presentes no encontro, Alex Brito, gerente regional do Sebrae, Maria Helena Cruz, coordenadora Adjunta da Indústria do Sebrae, Francielle Braga, gestora do Projeto de Panificação da Bahia, Wagner Carvalho, traineedo projeto, Alexandre Cunha, gerente da unidade sul da Bahia do Sesi, Beatriz Pereira de Azevedo, gerente executiva do Sincomércio, Gedemácio Guimarães, secretário da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Teixeira de Freitas, Yvana Karina, assessora da Secretaria da Saúde municipal, e Eduardo Dias Junior, representando o empresariado local do segmento.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia