Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais publica edital de seleção

 

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), publicaram as normas do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) - Mestrado Acadêmico.

O PPGCTA visa gerar recursos humanos para promover o conhecimento da estrutura e funcionamento dos ecossistemas naturais; gerir o meio ambiente com estratégias ambientalmente sustentáveis; fomentar o uso e aplicação dos mecanismos legais em prol da sustentabilidade ambiental; e usar da inovação tecnológica para promover a resolução de problemas ambientais.

O certame oferece 16 vagas, sendo 75% destinadas à ampla concorrência (12 vagas) e 25% distribuídas no grupo composto por (4 vagas): a) Pessoas com deficiência (PcD) (1 vaga); Candidatos/as autodeclarados/as indígenas, quilombolas, pretos/as ou pardos/as e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB (3 vagas).

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, das 08h00 do dia 08/10/18, às 23:59 do dia 05/10/18, horário local.

Seleção

O processo Seletivo terá quatro etapas: 1ª etapa: de caráter eliminatório, corresponde à certificação de proficiência em língua inglesa ou realização da avaliação de língua inglesa. 2ª etapa: de caráter eliminatório e classificatório, corresponde à avaliação escrita. 3ª etapa: de caráter eliminatório e classificatório, corresponde à análise e prova oral do pré-projeto de pesquisa do candidato/a. 4ª etapa: de caráter classificatório, corresponde à análise de currículo Lattes.

As atividades do curso serão realizadas prioritariamente nas dependências da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro. A área de concentração é a de Ciências e Tecnologias Ambientais e as linhas de pesquisa contemplam estudos dos Sistemas Naturais, Gestão; Política e Manejo Ambiental; Tecnologias Ambientais. Mais informações sobre o Edital e o Programa de Pós-Graduação podem ser encontradas na página oficial do PPGCTA.


Fonte: Ascom UFSB