UFSB participa de ato em defesa das instituições federais de ensino

No dia 13/05/19, a reitora da UFSB, profª. Joana Angélica Guimarães, e o vice-reitor, prof. Francisco Mesquita, participaram do ato em defesa das UFES e IFES na Assembleia Legislativa do Estado. Reitores e vices reuniram-se na UFBA com a bancada parlamentar baiana, com manifesto apoio às instituições federais de ensino superior.

Além dos deputados, fizeram-se presentes comitivas das universidades e institutos técnicos federais baianos. Na oportunidade, a casa manifestou apoio às instituições federais de ensino frente ao corte de 30% estabelecido pelo MEC. "Não é possível defender um projeto de nação sem defender as universidades públicas", disse a Deputada Olivia Santana (PCdoB), propositora da atividade na Assembleia Legislativa da Bahia.

A manifestações dos Reitores e Reitoras foi unânime contra o corte, prejudicial não apenas para as instituições, mas para a comunidade de forma geral. Para o Reitor da UFBA, Prof. João Salles, "não se trata só de uma questão orçamentária, o momento é um divisor de águas, pois cada um de nós está sendo desafiado em sua biografia a defender a universidade, bem de todos".

Segundo a Profª Joana Guimarães, será forte o impacto na região sul da Bahia, se o corte persistir. "A grande maioria dos nossos estudantes são da região. Eles se deslocam das cidades do entorno para estudar na UFSB. Eles também fazem girar a economia dessas cidades. Defender a universidade é defender também a Bahia", afirmou.

O estado da Bahia conta, atualmente, com seis universidades federais: Universidade Federal da Bahia (UFBA) , Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além de dois institutos técnicos federais, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A UFSB é a mais nova instituição de ensino superior federal criada na Bahia, em 2013.


Fonte: Ascom UFSB