Nova espécie de gramínea recebe nome científico de professor da UFSB

O professor Jomar Gomes Jardim, que pesquisa e leciona junto ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF), no Campus Jorge Amado (Itabuna) da Universidade Federal do Sul da Bahia, foi homenageado pelos autores da descoberta que resultou no registro e descrição da Eremitis jardimii, uma espécie recém-descoberta de bambu.

No artigo Eremitis jardimii (Poaceae, Bambusoideae), a new species from Bahia, Brazil, publicado na revista científica Kew Bulletin e assinado pelos pesquisadores Fabrício Moreira Ferreira, Cassiano A. Dorneles Welker (Universidade Federal de Uberlândia), Lynn G. Clark (Iowa State University) e Reyjane P. Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), os autores explicam que o nome da gramínea é "um tributo ao Dr. Jomar Gomes Jardim, um defensor ardoroso da conservação da flora da Floresta Atlântica do Sul da Bahia".

O professor Jomar desenvolve diversas atividades na pesquisa, tendo feito também suas descobertas de espécies vegetais na região, bem como nas orientações de estudantes e iniciativas de extensão sobre plantas alimentícias não-convencionais.

O Professor homenageado disse que, primeiro, é necessário conhecer a fundo as características morfológicas e ecológicas do grupo do vegetal em estudo, seja uma família, um gênero ou um grupo de espécies, para nominá-lo. Depois, é necessário já ter alguns registros guardados nas coleções (Herbários) ou realizar expedições em campo e coletar espécimes para estudá-los. Segundo o professor, em ambos os casos, é necessário ter bastante informação até desconfiar que se trata de uma nova espécie. Depois disso, tem a investigação de todos as características possíveis para "provar" que se trata de um taxon nova e não de uma espécie já descrita. Feito isso, a proposta (manuscrito) será enviado para um periódico (revista) especializado, no qual os editores enviarão o texto para um parecer por pares; após revisão dos pareceristas, o texto retorna ao proponente que fará os ajustes necessários até ser aceito para publicação.

Dentro da taxonomia e sistemática, linha de pesquisa, o professor homenageado afirma que está focado em alguns gêneros de Rubiaceae na Região Nordeste, especialmente da Mata Atlântica e orienta projetos em outros grupos que têm publicado algumas espécies (quatro novas espécies entre 2019 e 2020) da flora brasileira.

Fonte: Ascom UFSB