Capitania dos Portos da Bahia divulga balanço da Operação Verão

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informou que desde o início da Operação Verão 2018/2019, em 22/12/18, intensificou as atividades de Inspeção Naval na Baia de todos os Santos, Litoral Norte, Baixo Sul e Recôncavo baiano, tendo obtido os seguintes resultados, até o dia 15/02/19: 3.485 embarcações inspecionadas, 418 notificadas, 14 apreendidas e, aproximadamente, 400 mil reais em multas.

Diariamente, os Inspetores Navais realizam a fiscalização quanto à segurança da navegação, além de atuarem na salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção de poluição hídrica proveniente de embarcações. São realizadas verificações documentais nas embarcações, nas habilitações dos condutores, no material de segurança, bem como teste com bafômetro em condutores com suspeita de embriaguez.

Para uma atuação ainda mais efetiva, a Capitania incentiva que a população colabore com a fiscalização. Ao observar irregularidade no mar, pode denunciar imediatamente à CPBA, informando, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição (ambos visíveis no casco), o dia, a hora e o local. A CPBA disponibiliza o telefone 3507-3777 para atendimento de denúncias e o WhatsApp (71) 99968-7934 para recebimento de imagens que contribuam para o registro da infração e identificação da embarcação. Já o telefone 185 atende emergências marítimas. Estes serviços encontram-se disponíveis 24 horas por dia.

Ascom Marinha