Embarcação naufragada em área de proteção preocupa moradores de Caraíva

A embarcação "Veleiro Venator", de origem polonesa, encalhada nos Corais do Tatuaçu, perto da praia de Caraíva, distrito de Porto Seguro, completa uma semana no local, dia 20/07/20. Os corais estão em área de preservação ambiental que faz parte da Reserva Extrativista Marinha Corumbal. O naufrágio preocupa moradores da vila, que fica a cerca de duas milhas náuticas. De acordo com a jornalista Alethea Costa, moradora, o condutor envolvido no acidente, um polonês, estava dando a volta ao mundo em seu barco, e já teria até passado por Salvador.

A embarcação está naufragada e o polonês está vivo na vila. Mas, segundo a jornalista Alethea, ao tentar recuperar objetos de dentro da embarcação, ele se machucou com ouriços-do-mar e teve que receber cuidados. Ela informa também que “moradores estão prestando auxílio dentro do possível”.

Dia 19/07, a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Porto Seguro), emitiu nota informando que tomou conhecimento do problema em 15/07 e que foi ao encontro do navegador para o socorro imediatamente. Mas ao chegar em Caraíva, a Marinha constatou que o condutor da embarcação já estava em terra firme e bem de saúde, tendo sido resgatado por outra embarcação que passava no momento do encalhe.

De acordo com a Marinha, a remoção da embarcação dos corais deverá ser promovida pelo proprietário, que foi notificado e orientado sobre o assunto e teria entrado em contato com sua seguradora para efetuar a retirada. A Marinha afirmou ainda que instaurou inquérito administrativo para investigar as circunstâncias do ocorrido. A informação é de que, em virtude de estar com os pés machucados, o polonês só pôde se apresentar à Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro nesta segunda-feira, 20/07.

Segundo informou a Marinha, não há registro de poluição hídrica até o momento e a delegacia dos Portos continuará monitorando o local.